Filioque
Em 1054 houve cisma na Igreja Universal entre
o que ficou depois conhecido como Igreja do Ocidente, latina, romana, e Igreja
do Oriente, grega, ortodoxa.
AS DUAS
IGREJAS SERÃO REUNIDAS
IGREJA LATINA OU DO
OCIDENTE OU DO OESTE
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IGREJA GREGA OU DO
ORIENTE OU DO LESTE OU ORTODOXA
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SEDE EM ROMA, PAPA
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VÁRIAS SEDES,
PATRIARCAS
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ROMA, Constantinopla do Ocidente.
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Constantinopla, Roma do Oriente.
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Santa Sé
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Hagia Sofia (Santa Sabedoria)
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Vamos ver se podemos
curar as feridas através do MP modelo pirâmide, onde aparecem quatro partículas
verdadeiras, duas pseudos-partículas montadoras e o centro de onde sai tudo.
DESDE TESTAMENTO (queira ler no DVD)
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POSSIBILIDADES NOS MUNDOS RACIONAIS
Deus não se
manifesta na Natureza.
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OCULTO
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TOTALMENTE
OCULTO.
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Os mundos mais
perfeitos não necessitam da presença de Deus (em DiN, Deus-i-Natureza).
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OCULTO,
MAS SENTIDO.
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O segundo grupo:
Deus permanece oculto, mas há uma sombra garantidora de fundo.
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Deus se
manifesta na Natureza.
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VISÍVEL
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REVELADO, IMPESSOAL.
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O
terceiro grupo: Deus é sentido através de várias percepções de profetas.
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REVELADO, PESSOAL.
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O quarto
grupo: Deus se manifesta na carne, quer dizer, no envoltório físico.
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A PRESENÇA DO
ESPÍRITO SANTO
(que é o canal de comunicação, o braço estendido de Deus aos racionais) – nos
dois casos anteriores não há necessidade, há suficiência, as coisas andam nos
trilhos, os caminhos da Natureza replicam suficientemente o CHAMADO
ESCATOLÓGICO das possibilidades. Nestes dois casos, terceiro e quarto, o mundo
está mais decaído.
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Deus se
manifesta na Natureza.
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REVELADO,
IMPESSOAL.
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Como entre os
judeus e os muslims, muçulmanos, islamitas.
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REVELADO, PESSOAL.
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Como para
os cristãos, através de Cristo, Deus manifestado Deus.
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Não pense que a
cristandade é menos evoluída, só precisa de direcionamento, que Jesus vem
proporcionar (a dialética diz que do menor sai o maior, daí “Deus amou tanto
...”).
SITUAÇÃO
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ESPÍRITO
SANTO
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Deus se
manifesta na Natureza.
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REVELADO,
IMPESSOAL.
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Não há necessidade
do ES, Pai e Filho são um (D’us, Alá) – monoteítas judeus e árabes.
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REVELADO, PESSOAL.
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Monoteítas
cristãos (os que vem de Cristo): O ES sai do Pai (procede dele) e chega ao
Filho (ver desenho acima), de onde se espalha a todos como os raios de uma
roda de bicicleta ou os raios da hemisfera: o Centro é Cristo (é cognato na
RC). Em resumo, procede dele, do Filho (filioque, E DO FILHO) AOS RACIONAIS.
Então, PROCEDE DO PAI (orientais, ortodoxos, diretamente) E PROCEDE DO FILHO
(ocidentais, romanos, depois de passar por Jesus).
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OCIDENTAIS E ORIENTAIS
SITUAÇÃO
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ESPÍRITO
SANTO
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Deus se manifesta na Natureza.
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REVELADO,
PESSOAL.
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IGREJA ORIENTAL
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PROCEDE DO UM (Pai
e Filho indistintos), não há redistribuição, pois não há nodo, não há
presença de Cristo no centro.
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IGREJA
OCIDENTAL
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PROCEDE
DO PAI, CHEGA AO FILHO E É REDISTRIBUÍDO (portanto, procede DO PAI E DO
FILHO): como o Testamento diz que os apóstolos “falaram em línguas” e se
lançaram sem temor à evangelização, isso quer dizer que o ES foi eficaz.
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Então, foram reunidas
as partes.
Repare que a Igreja
Ocidental está certa: Filioque.
Isso está mostrado no
desenho acima e pode ser estudado nos capítulos finais dos evangelistas. E até
mostra que os anjos não podem portar a palavra de Deus, ele a comunica
diretamente (através do canal que é o ES). Toda a Bíblia e os textos sagrados
devem ser revistos: onde houver anjo ou anjos (ou poderes, espíritos)
transmitindo mensagens, isso será suspeito.
Não pense que o
quarto grupo - por ser o mais fraco e o mais desorientado - não foi honrado,
pois Deus honrou-o manifestando-se NA CARNE, quer dizer, na corrupção. Ele
achou útil fazer isso: como disse Clarice Lispector em outro contexto, não sei
se com as mesmas palavras, ‘achei Deus de uma grande delicadeza’.
Há filhos que não
precisam do pai e da mãe, enquanto os caçulas necessitam de uma ajudazinha,
pois o tempo e o espaço-contexto em que surgem é muito carregado de contradições.
Serra, terça-feira,
31 de março de 2015.
GAVA.
ANEXO: FILIOQUE (veja os artigos
maiores na Internet)
Wikipédia
Cláusula filioque
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santíssima
Trindade. A procedência do Espírito
Santo na Trindade é o tema da controvérsia sobre a cláusula Filioque
Vitral na Igreja de São Merry, em Paris.
Filioque (em latim: "e (do) Filho") é uma frase encontrada na forma do Credo
de Niceia em uso na Igreja Latina. Ela não está presente no texto grego
do credo como formulado originalmente no Primeiro Concílio de
Constantinopla, onde se lê apenas que o Espírito
Santo procede "do Pai":
O texto, na versão latina, fala do Espírito Santo como procedendo
"do Pai e do Filho":
O primeiro caso conhecido no ocidente da inserção do trecho no credo
niceno foi quando a palavra filioque foi adicionada, ao texto latino
do credo no Terceiro Concílio de Toledo (589) e a sua inclusão a partir daí se espalhou espontaneamente1 por todo o Império
dos Francos2 . No século IX, o Papa Leão III, ainda que aceitando a doutrina, como já o
fizera seu antecessor Leão I, era contra a adoção da cláusula Filioque2 . Em 1014, porém, o canto do credo - com a Filioque
- foi adotado na celebração da missa em Roma2 . Desde a denúncia feita por Fócio (veja Cisma de Fócio), patriarca de Constantinopla, a cláusula tem sido objeto de conflitos entre o ocidente e o
oriente, contribuindo para o Grande Cisma do Oriente de 1054 e se provando um obstáculo para as tentativas de reunião até
os dias de hoje3 .
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Pergunta: "O que é a Cláusula
filioque?"
Resposta: A cláusula filioque era, e ainda é, uma controvérsia na igreja em relação ao Espírito Santo. A pergunta é: de quem o Espírito Santo procedeu, do Pai, ou do Pai e Filho? A palavra "filioque" significa "e filho" em Latim. É chamada de cláusula filioque porque a frase "e filho" foi adicionada ao Credo Niceno, indicando que o Espírito Santo procedeu do Pai "e Filho". Houve tanta controvérsia por causa desse assunto que acabou culminando na separação das Igrejas Católica Romana e Ortodoxa em 1054 D.C. As duas igrejas ainda hoje não chegaram a um acordo sobre a cláusula filioque. João 14:26 nos diz: "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome....". João 15:26 nos diz: "Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim." Veja também João 14:16 e Filipenses 1:19. Essas passagens aparentam indicar que o Espírito é enviado pelos dois: Pai e Filho. O assunto que realmente importa é que a cláusula filioque é um desejo de proteger a divindade do Espírito Santo. A Bíblia ensina claramente que o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3-4). Aqueles que se opõem à cláusula filioque acreditam que o Espírito Santo seja procedente do Pai e Filho; fazendo dEle "subserviente" ao Pai e Filho. Aqueles que defendem a cláusula filioque acreditam que o Espírito Santo procedendo do Pai e Filho não tenha nenhuma influência no fato de que Ele é igualmente Deus, assim como o Pai e Filho. A controvérsia da cláusula filioque provavelmente é um aspecto da pessoa de Deus que nunca poderemos compreender completamente. Deus, sendo um ser infinito, é essencialmente incompreensível a nós, seres humanos e finitos. O Espírito Santo é Deus.... e Ele foi enviado por Deus como a "substituição" de Cristo aqui na terra. Quer o Espírito Santo tenha sido enviado pelo Pai, ou pelo Pai e Filho – isso provavelmente não pode ser respondido, nem há uma necessidade de ser respondido. A cláusula filioque provavelmente vai continuar sendo uma controvérsia. |
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Veritatis Splendor
Segunda, 15 Novembro 2010
Dando
continuidade ao artigo anterior, voltamo-nos explicitamente para a
controvérsia do Filioque, tida pelos gregos como motivo de cisma em 1054. Na
verdade, o Evangelho afirma que o Espírito Santo procede do Pai (cf. Jo 15,
26); o Credo niceno-constantinopolitano (381) repetiu esta profissão de fé.
Todavia os latinos acrescentaram ao Credo a partícula Filioque, professando
que o Espírito procede do Pai e do Filho. Isto deu origem a calorosa
controvérsia, pois os cristãos orientais se puseram a acusar os ocidentais de
haver alterado o Símbolo da Fé.
A
seguir, examinaremos o desenrolar dos acontecimentos desde o início e a atual
posição da Igreja.
O
Problema Linguístico
A
doutrina segundo a qual o Espírito Santo procede do Pai, está no Evangelho de
S. João: "...o Espírito da verdade, que procede (ekporeúetai) do
Pai" (15,26).
A
Escritura também se refere à relação do Espírito com o Filho, quando Jesus
diz: "Receberá do que é meu e vo-lo anunciará" (Jo 16,14s) ou
ainda: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei de junto do Pai"
(Jo 15,26).
Estes
dizeres levaram alguns Padres gregos a afirmar que o Espírito Santo é
"do Pai e do Filho". Assim S. Cirilo de Alexandria (+444) [segue].
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