quinta-feira, 4 de maio de 2017


Sumérios e Samurais

 

                            No texto em que falei dos sumérios e dos japoneses, dos indianos e dos mexicanos (Japoneses e Iraquianos, Mexicanos e Indianos, Livro 56) adiantei hipóteses que agora iremos aprimorar para os primeiros, pois na Rede Cognata (no livro 2 veja Rede e Grade Signalíticas) Suméria = CHINA e sumerianos = SAMURAIS = HOMENS = PRISIONEIROS = SÓS = PRIMEIROS = UNS, etc.

                            Meu pensamento agora é que depois de batidos pelos que os sucederam no que veio a ser o atual Iraque os sumerianos se mudaram para leste, o que quer dizer levar seu Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral, tanto o certo quanto o errado, o que pode ser rastreado, pois DEVEM EXISTIR PARALELOS em todas as bandeiras e chaves. Por exemplo, no uso da Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo, fogo/energia, no centro a Vida, no centro do centro a Vida-racional), na Bandeira da Proteção (produçãorganização do lar, do armazenamento, da saúde, da segurança, dos transportes), na constituição psicológica (das figuras ou psicanálises, dos objetivos ou psico-sínteses, das produções ou economias, das organizações ou sociologias, dos espaçotempos ou geo-histórias), na Economia (tipos de agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos).

                            Tal e qual, como diz o povo.

                            Semelhança fisionômica, do falar, da escrita (esta, como viu a Clara, minha filha, deve seguir as regras de lógica do Japão), de se vestir, de fazer reverência, de comportamento na guerra, de tudo mesmo. Mas isso deve ir seguindo os paralelos de longitude. Como Uruk fica mais ou menos no paralelo 45º Oeste e o paralelo 150º está além do Japão (além do qual não se poderia ir senão de barco) podemos contar 105º, a 111 km por grau, coisa de mais de onze mil quilômetros. O Almanaque Abril 2002 Mundo dá que a China é herdeira de civilização com mais de quatro mil anos, o que remonta a dois mil antes de Cristo, enquanto o Japão teria vindo do século VII a.C., embora os japoneses se pretendam muito mais velhos (tanto que têm contagem de tempo de mais de sete mil anos). Na Internet diz que entre 2530 e 2450 antes de Cristo a Suméria foi invadida e dominada pelos elamitas vindos do leste (que podem ter levado os prisioneiros em seu retorno).

                            A metade da China atual fica a 105º, menos 45º de Uruk são 60º, vezes 111 km por grau, uns 6,6 mil km. Se os sumerianos partiram em 2,4 mil e chegaram em 2,0 mil antes de Cristo levaram “apenas” 400 anos, cumprindo 15 km a cada ano, o que não é muito. Restaria saber se a cultura ou povelite ou nação chinesa tem todos aqueles paralelos, tanto os dos acertos quanto os dos erros (por exemplo, na astronomia e na tecnociência toda; na pontescada CIENTÍFICA: Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5, Dialógica/p.6, no que couber; na pontescada TÉCNICA: Engenharia/X1, Medicina/X2, Psiquiatria/X3, Cibernética/X4, Astronomia/X5, Discursiva/X6). Tem de haver paralelos em tudo mesmo. Na forma de fazer vasos, de confeccionar os tecidos, de depositar os mortos no solo, de rezar para o Norte, o Leste, o que for; no plantio e no consumo, na forma de fazer sexo, de reverenciar os deuses, tudo mesmo.

                            O que há de memória na minha mente diz que sim. Veremos, quando os pesquisadores realizarem as buscas de campo e teóricas.
                            Vitória, quinta-feira, 22 de janeiro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário