quarta-feira, 31 de maio de 2017


Tudo que Freud Disse

 

                            De vez em quando a gente ouve alguém falar em nome dos figurões (magos/artistas, teólogos/religiosos, filósofos/ideólogos, cientistas/técnicos e matemáticos), alguns dos quais escreveram milhares de páginas. Euler, matemático, escreveu mais de 40 mil páginas de densa matemática, segundo se diz. De Lênin tenho as (nunca lidas) obras completas e são mais de 50 volumes.

ALGUMAS OBRAS DE FREUD (tiradas de lista da Internet)

Bibliografia: FREUD & BREUER, Sigmund & Joseph. Sobre o mecanismo psíquico dos fenômenos histéricos: comunicação preliminar (1893). ["Über den psychichen Mechanismus Hysterischer Phänomena: Vorläufige Mitteilung" (G.S., 1,7;G.W.,1,81) Trad. Inglês: On the Psychical Mechanism of Hysterical Phenomena: Preliminary Communication (C.P., 1, 24; Standard Ed.). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud Vol.II. Rio de Janeiro. IMAGO 1988.

Quem consegue ler uma coisa dessas? Nem sei se aí está tudo que ele escreveu, nem quero saber. Mesmo assim os literatos saem citando fulano e beltrano a torto e a direito. Eu me acanho e coloco apenas as letras, as letrinhas, na quase totalidade das vezes, exceto quando não conseguindo acesso me atrevo a dizer que eles talvez tenham falado aquilo. O erudito é uma besta e o eruditismo, a sobreafirmação do erudito, o professorado da besta.

De forma que seria muito interessante alguns pesquisadores que realmente tiveram o cuidado de ler tudo, se tal é possível, compararem com as citações falsas e verdadeiras, de modo a cotejar o que os autores realmente disseram com o que outros afirmarem terem eles dito.

Será interessante ver lado a lado.

Vitória, terça-feira, 16 de março de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário