quarta-feira, 31 de maio de 2017


Tolkien Rememora

 

                            J. R. R. Tolkien é o extraordinário escritor inglês nascido na África do Sul que fez O Senhor dos Anéis, O Silmarillion, O Hobbit e vários outros textos de um conjunto formidável.

A BIOGRAFIA DE TOLKIEN (tirada da Internet)

BIOGRAFIA (com as correções do Windows)
1892. No dia 3 de janeiro nasce John Ronald Reuel Tolkien em Bloemfontein, África do Sul. 1895. Mabel Tolkien parte para a Inglaterra com seus dois filhos, Ronald e seu irmão mais novo, Hilary. O pai, Arthur Tolkien, permanece na África do Sul.

O que Tolkien teria com a Bíblia e minha coletânea Adão Sai de Casa? Em primeiro lugar ele era católico, de mãe convertida, e seguia a Bíblia, além de querer compor um fundo lendário consistente europeu. Uma parte do conjunto de seus livros, especialmente O Silmarillion, que é o mais interessante dos livros, corre em paralelo da Bíblia, mas mistura coisas de Atlântida na Numenor dos Elfos, posta a certa distância de Valinor, a Terra dos anjos ou poderes, os Valar. Ele vai muito para trás, até especificar coisas da Criação, como se recordasse.

Fazendo Adão Sai de Casa (agora com uns 300 textos) fui seguindo a lógica e vi ser necessário incorporar os livros de Tolkien (e outros). Não segui Tolkien, o modelo não o permitiria. Tomei a Bíblia e o Vaso de Warka e juntei tudo, segundo a lógica, e o que deu foi algo que justifica e recheia a Bíblia e os livros de Tolkien e outros. Parece que tudo se encaixa e eu não fiz realmente nenhum esforço excepcional para isso, apenas usei a Rede Cognata (veja Livro 2, Rede e Grade Signalíticas), que eles não tinham. Surgiu algo de absolutamente espantoso, que mistura a Bíblia e vários outros livros dos sacerdotes do mundo, os teólogos e os religiosos, os OVNI’s (objetos voadores não identificados, nome brasileiro para os UFO’s), os tecnocientistas, os mitólogos e colecionadores de lendas, os magos e os artistas, os filósofos e ideólogos, até os matemáticos e muita coisa mais.

Espantoso não é que eu tenha feito isso, porque a lógica o exigia, mas que Tolkien pudesse rememorar algo que estava seguramente fora das experiências dele, tanto como católico quanto como herdeiro do fundo cultural britânico, isto é, se situando distante mil anos de suas fontes nórdicas e vikings.

Espero que alguém possa estudar essa coisa e apresentar melhor visão de tudo, pois Gondor (= CENTRO = AUGUSTA = CELESTE, etc.), a cidade-capital em O Senhor dos Anéis é escritinho a Tróia Olímpica, só que ao contrário, pois definitivamente ela caiu e foi destroçada em 1,74 mil a.C., enquanto Tolkien ardentemente sonhou com sua preservação.

                            Vitória, terça-feira, 16 de março de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário