O Colégio das 13
Maiores do Mundo
Neste Livro 62, Colegiado dos 13, sugeri que as 13
maiores cidades do Brasil instituíssem um grupo de discussão para si e seus
atos de urbanização, uso de tecnartistas e o resto, e também em nome dos demais.
O mesmo pode ser feito para o mundo.
MAIORES
CIDADES DO MUNDO
(escolher as 13 maiores entre as 24 listadas, a presidência rotativa ficaria
com a maior; e colocar um grupo paralelo das maiores regiões metropolitanas) –
dados da Internet.
1. Seul
(Coréia do Sul) - 10.776.201 - (11.768.000*)
2. São Paulo (Brasil) - 10.405.867 3. Mumbai (Índia) - 9.925.891 - (15.725.000*) 4. Cidade do México (México) - 9.815.795 - (16.908.000*) 5. Jacarta (Indonésia) - 9.160.500 - (11.500.000*) 6. Xangai (China) - 8.930.000 7. Moscou (Federação Russa) - 8.400.000 8. Istambul (Turquia) 8.274.921 9. Tóquio (Japão) - 7.966.195 - (27.242.000*) 10. Nova Iorque (Estados Unidos) - 7.380.906 - (16.390.000*) 11. Nova Délhi (Índia) - 7.206.704 - (10.298.000*)
12.
Londres (Inglaterra) - 7.187.300 13.
13. Cairo
(Egito) - 6.849.000 - (9.900.000*)
14. Teerã (Irã) - 6.758.845 15. Pequim (China) - 6.690.000 - (11.414.000*) 16. Lima (Peru) - 6.321.173 (*) 17. Hong Kong (China) - 6.200.000 18. Santa Fé de Bogotá (Colômbia) - 6.004.782 19. Madras (Índia) - 5.906.000 20. Rio de Janeiro (Brasil) - 5.851.914 21. Bangcoc (Tailândia) 5.620.000 22. Karachi (Paquistão) - 5.208.132 - (10.119.000*) 23. Lahore (Paquistão) - 5.063.000 24. Tianjin (China) - 5.000.000 - (10.687.000*) (*) Área metropolitana |
Os que
ficarem de fora irão como observadores sem direito a voto. A questão é
simbólica, sim, mas é prática também, de dirigir o processo de urbanização
mundial, na nova etapa de acumulação que se seguirá pelos próximos séculos,
quando estaremos passando a nova fase de potência.
Colégio
quer dizer inevitavelmente aprendizado e ensino, ensinaprendizado, professores,
direção e sentido, PEDAGOGIA URBANIZADORA (estudo das taxas de urbaniz/ação,
ato permanente de urbanizar), um grupo-tarefa de pesquisadores, verbas
(idealmente um milésimo da renda conjunta delas; que podem abrigar observadores
das 100 maiores, ou das 144 maiores, 12 x 12), a presidência rotativa sendo da
maior enquanto ela o for por destaque de 5 % (quer dizer, a diferença
populacional deve ser notável). Colégio pode chegar a ser universidade, escola
alta, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em URBANIZAÇÃO MUNDIAL, pois
essas cidades são efetivamente cidades do mundo, cosmo-politas, e é isso mesmo
que queremos, uma REDE MUNDIAL DE CIDADES que possa dirigir efetivamente a
globalização, a transformação do mundo de nações em planeta.
Vitória,
segunda-feira, 26 de janeiro de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário