sábado, 6 de maio de 2017


O Colégio das 13 Maiores do Mundo

 

                            Neste Livro 62, Colegiado dos 13, sugeri que as 13 maiores cidades do Brasil instituíssem um grupo de discussão para si e seus atos de urbanização, uso de tecnartistas e o resto, e também em nome dos demais. O mesmo pode ser feito para o mundo.

MAIORES CIDADES DO MUNDO (escolher as 13 maiores entre as 24 listadas, a presidência rotativa ficaria com a maior; e colocar um grupo paralelo das maiores regiões metropolitanas) – dados da Internet.

1. Seul (Coréia do Sul) - 10.776.201 - (11.768.000*)
2. São Paulo (Brasil) - 10.405.867
3. Mumbai (Índia) - 9.925.891 - (15.725.000*)
4. Cidade do México (México) - 9.815.795 - (16.908.000*)
5. Jacarta (Indonésia) - 9.160.500 - (11.500.000*)
6. Xangai (China) - 8.930.000
7. Moscou (Federação Russa) - 8.400.000
8. Istambul (Turquia) 8.274.921
9. Tóquio (Japão) - 7.966.195 - (27.242.000*)
10. Nova Iorque (Estados Unidos) - 7.380.906 - (16.390.000*)
11. Nova Délhi (Índia) - 7.206.704 - (10.298.000*)
12. Londres (Inglaterra) - 7.187.300 13.
13. Cairo (Egito) - 6.849.000 - (9.900.000*)
14. Teerã (Irã) - 6.758.845
15. Pequim (China) - 6.690.000 - (11.414.000*)
16. Lima (Peru) - 6.321.173 (*)
17. Hong Kong (China) - 6.200.000
18. Santa Fé de Bogotá (Colômbia) - 6.004.782
19. Madras (Índia) - 5.906.000
20. Rio de Janeiro (Brasil) - 5.851.914
21. Bangcoc (Tailândia) 5.620.000
22. Karachi (Paquistão) - 5.208.132 - (10.119.000*)
23. Lahore (Paquistão) - 5.063.000
24. Tianjin (China) - 5.000.000 - (10.687.000*) (*) Área metropolitana

Os que ficarem de fora irão como observadores sem direito a voto. A questão é simbólica, sim, mas é prática também, de dirigir o processo de urbanização mundial, na nova etapa de acumulação que se seguirá pelos próximos séculos, quando estaremos passando a nova fase de potência.

Colégio quer dizer inevitavelmente aprendizado e ensino, ensinaprendizado, professores, direção e sentido, PEDAGOGIA URBANIZADORA (estudo das taxas de urbaniz/ação, ato permanente de urbanizar), um grupo-tarefa de pesquisadores, verbas (idealmente um milésimo da renda conjunta delas; que podem abrigar observadores das 100 maiores, ou das 144 maiores, 12 x 12), a presidência rotativa sendo da maior enquanto ela o for por destaque de 5 % (quer dizer, a diferença populacional deve ser notável). Colégio pode chegar a ser universidade, escola alta, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em URBANIZAÇÃO MUNDIAL, pois essas cidades são efetivamente cidades do mundo, cosmo-politas, e é isso mesmo que queremos, uma REDE MUNDIAL DE CIDADES que possa dirigir efetivamente a globalização, a transformação do mundo de nações em planeta.

Vitória, segunda-feira, 26 de janeiro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário