segunda-feira, 8 de maio de 2017


Brasil 21

 

                            Significando aí Brasil Século 21, XXI.

                            Seguindo o modelo - o “século” dele tem (13 x 7 =) 91 anos - poderíamos contar os brasis segundo os cinco mundos, conforme o texto deste Livro 63, Os Cinco Mundos no Brasil:

·        Brasil 21 (primeiro mundo): 2004 a 2095, voltado para diante – os demais se voltando para trás;

·        Brasil 20 (segundo mundo): 1913 a 2004;

·        Brasil 19 (terceiro mundo): 1822 a 1913;

·        Brasil 18 (quarto mundo): 1731 a 1822;

·        Brasil 17 (quinto mundo): 1640 a 1731.

Quem está na linha de frente do trem de mudanças, linha de frente da alta e altíssima tecnociência e do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral mais elevado?

Darci Ribeiro não tinha vergonha de apelar decididamente às elites, embora fosse claramente preocupado com o povo; porque sabia que são as elites que conduzem, valendo a pena dar-lhes tarefas mais altas do que elas descobririam por si mesmas com seus projetos pequenos. É preciso mirar e acertar em cheio no alvo dos avanços, transformando as elites numa locomotiva mais potente, essencialmente autônoma, que saiba ter um projeto seu, para seu povo, abrindo os caminhos à acumulação para este, e para a solução de problemas mais altos, largos e profundos, temporalmente a jusante e não a montante da geo-história.

Esse Brasil adiantado, da frente, pode puxar os demais, pode dar-lhes orientações condizentes com os tempos futuros esperados, pode implementar soluções futuralizantes, por assim dizer, que tragam futuro e não passado, que não repitam as linhas de demanda e oferta caducas. É preciso identificá-lo e atribuir-lhe as tarefas, dizer quais são e como ele pode continuar a avançar no ritmo que já vinha fazendo e mais ainda com os trabalhos transferidos. Precisamos identificar PRECISAMENTE os agentes 21, que estão um século à frente.

Vitória, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário