quarta-feira, 3 de maio de 2017


Previsões de Desastres

 

Como já disse, o passado não existe, o que existe é o presente, em que os fatos de antes estão amontoados e se desfazendo instante a instante. O futuro, menos ainda, pois depende das decisões do presente para fazer-se. Não só é difícil prever o futuro, é impossível, exceto para Deus e só naqueles elementos de destino, os atratores inamovíveis que puxarão a realidade da Natureza para si.

As pessoas pensam que podem prever o passado, mas o que pensam poder prever são os fatos que do hoje de ontem foram carreados para o hoje, agoraqui. Tanto o passado não é previsível que, quanto mais recuamos menos ficamos sabendo; deparamos muito fortuitamente com os restos civilizatórios da humanidade.

PREVENDO O ONTEM

OS ONTENS.
A SOMA DE TODOS OS ERROS (é preciso lista-los todos).
Geológicos.
 
Paleontológicos (os dinossauros, que viveram de 273 a 65 milhões de anos, durante 208 milhões de anos, só foram conhecidos no século XIX).
 
Antropológicos (inúmeros restos de hominídeos e humanos são descobertos todos os anos).
 
Arqueológicos (pré-escrita, pré 5,5 mil anos, um mundo de oportunidades).
 
Geo-históricos.
 

Pré-visões de des-astres são visões antecipadas do desalinhamento dos astros: nisso já interferiu o caos incontrolável. Tais julgamentos apressados (todos são, por mais judiciosos e cuidadosos que sejam os pesquisadores, por mais que demorem em coleta de dados que transformar em informações) são apostas probabilísticas sobre conjuntos estatísticos, o que depende da frente de ondas tecnocientífica, quer dizer, do estado de arte do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática) geral.

Entretanto, avaliações podem ser cuidadosas.

CUIDADAVALIADOR

Resultado de imagem para CURVA DO SINO
2,5 % de extremamente descuidados, e aderentes.
O povo que é chamado ao esquerdismo ou direitismo.
2,5 % de extremamente cuidadosos, e aderentes.
Miseráveis.
Pobres.
Médios.
Médio-altos.
Ricos.
Esquerdismo.
Esquerda.
Direita.
Direitismo.
Os que são conduzidos.
Os que conduzem.
5,0 %
90,0 %.
5,0 %

É porisso que somente 5,0 % das previsões chegam mais perto, 95 % desviando-se pouco menos ou demais, enquanto os mais pobres 5,0 % destoam completamente, razão pela qual devemos ter extremo cuidado ao ouvir os gurus de Internet, xamãs, pais de santo – porque é como na meteorologia, deveriam ter modelo matemático aritmo-geoalgébrico e supercomputadores rodando 100 mil variáveis a 100 mil equações.

Fora disso não é possível.

Mas é interessante pensar em buscar PORQUE podemos construir tais programáquinas, o que muito nos ajudaria (nalgum presente futuro).

Vitória, quarta-feira, 3 de maio de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário