domingo, 7 de maio de 2017


Capachão ou Político Lindinho

 

Há o exterior e o interior.

O exterior é chamado de corpo.

O interior é denominado mente.

O exterior-interior é apelidado corpomente.

LINDINHOBERG

Resultado de imagem para lindberg senador
Luiz Lindbergh Farias Filho, Paraíba, 1969, senador da República, cara-pintada, antes inocente útil, agora indecente inútil.

Quando a pessoa (indivíduo, família, grupo, empresa) não tem interior, quando não possui inteligência acima da média, ela se volta para a representação exterior como indutor de proximidade, pois deve encostar em alguém que pense por ela. É um simulado e um dissimulado, precisa dissimular para se aproximar: assim, veste os melhores ternos, se pinta, se qualifica pela mudança de forma, é uma cobra mudando de pele até várias vezes por dia (como, em igual condição, fazem certas mulheres com seus milhares de adereços).

Se não consegue pensar, pendura em quem sabe.

É pensamento-dependente, não gosta de ler e de aprender, como o orgulhoso (dedicado à busca de poder, de beleza, de riqueza e de fama) Luladrão, que declarou nunca ter lido livro, não gosta de aprender, acha-se autossuficiente, não precisa de todas as investigações superiores do mundo, faz propaganda de sua inutilidade – lá estão 150 milhões de livros em trilhões de volumes impressos, todas as 26 tecnartes que não o comovem, não o excitam, e os 22 patamares dos universos expressáveis. Que nada! O exteriorizado basta a si e ainda quer admiração do meio.

É uma pintura, um desenho, um quadro.

É raso, é pouco profundo, é uma poça de água no chão, você não pode ao encontra-lo pretender pular de cabeça.

É o chamado capachão, no qual os outros limpam os pés. É pressuroso ou frenético nos atos, é retraído na pronúncia profunda (nas superficiais e repetitivas se expõe constantemente, é papagaio de pirata), é dissimulado, oferecido à amizade dos que acredita grandes: os psicólogos poderiam aprofundar muito o retrato, aqueles que lessem iriam rir à bessa ao comparar com os conhecidos e conhecidas, por exemplo, Gleisi Narizinho.

Vitória, domingo, 7 de maio de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário