quinta-feira, 7 de dezembro de 2017


O Bonito Cenário dos Milhões de Ilhas

 

Veja O Grande Canal Salgado Coalhado de ilhas.

Depois que começou a aparecer o que seria o Arco dos Andes, ele mesmo quantidade enormíssima de ilhas, elas foram borbulhando pelo lado de dentro, oeste do Planalto Brasileiro, e isso numa profusão difícil de avaliar. Claro, nos tempos curtíssimos de vida (mesmo das tartarugas) pareciam sempre as mesmas, iam brotando do fundo oceânico do Páleo-Pacífico à base de uma a cada centena de anos (em 273 milhões de anos seriam 2,73 milhões delas), minúscula no começo.

OS MARES AINDA ESTÃO BOTANDO A CARA DE FORA (nas ilhas vemos os fundos oceânicos, e repetidos os processos que foram dar nos lobatos)

TOP 10+
Top 10 maiores arquipélagos do mundo
Adriano Lucas 29 de julho de 2017
O mundo é feito de terra e mar. Apesar de haver em torno de 210 países espalhados pelos 5 continentes, nem todos eles ficam atrelado ao continente. Alguns territórios de nações se encontram em uma unidade ou separadamente por água com formato de ilhas. Portanto, há 2 tipos de regiões de país, país arquipélago e país continental.
Os países continentais estão em área de terra espaçosa e tem apenas uma área de água na fronteira ao mar largo e fronteiras terrestres com muitos países. Enquanto o país arquipélago tem muitas ilhas, águas territoriais mais amplas, e às vezes sem fronteiras terrestres com países vizinhos. Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores arquipélagos do mundo.
10°
Islândia
Com uma área terrestre total de 103.001 km² e uma população de cerca de 320.000, é considerado como um dos países mais pacíficos do planeta. O país é altamente dependente inteiramente de recursos renováveis para necessidades de eletricidade. A natureza vulcânica da ilha impede muitas plantas de crescerem neste país.
Cuba
A área terrestre total do país é de 110.861 km² e está localizada no Mar do Caribe, esta nação insular é muito vulnerável às tempestades, e Cuba é nona posição nesta seleção, dos 10 maiores arquipélagos do mundo.
Grã-Bretanha, Reino Unido
A Grã-Bretanha é uma grande ilha no Oceano Atlântico Norte ao largo da costa noroeste da Europa continental. Com uma área de 209.331 km², a Grã-Bretanha é a maior ilha europeia e a nona maior do mundo. Em 2011, a ilha tinha uma população de cerca de 61 milhões de pessoas, tornando-se a terceira mais populosa ilha do mundo, depois de Java na Indonésia e Honshu no Japão. A ilha da Irlanda é situada a oeste dela, e juntas estas ilhas, com mais de 1.000 ilhas menores circundantes, compreendem o arquipélago das Ilhas Britânicas.
A ilha é dominada por um clima marítimo com diferenças de temperatura bastante limitadas entre as estações. Politicamente, a ilha é parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, e constitui a maior parte do seu território.
A maior parte da Inglaterra, Escócia e País de Gales estão na ilha. O termo “Grã-Bretanha” muitas vezes se estende para incluir ilhas circundantes que formam parte da Inglaterra, Escócia e País de Gales, e é também às vezes livremente aplicado ao Reino Unido como um todo.
Nova Zelândia
O país tem uma área terrestre total de 268.021 km² e tem vida marinha muito rica. A Nova Zelândia é um país desenvolvido e possui altas classificações em comparações internacionais de desempenho nacional, como saúde, educação, liberdade econômica e qualidade de vida.
Filipinas
Este país consiste de 7.107 ilhas, um dos países com mais ilhas do mundo. A área terrestre é de 299.764 km², e as Filipinas são o décimo segundo país mais populoso do mundo com cerca de 92 milhões de habitantes. As Filipinas são o segundo maior país produtor de energia geotérmica depois dos Estados Unidos.
Malásia
Este país tem área terrestre total de 329.845 km². O país é um destino famoso turístico e é muito rico em recursos naturais e é um dos principais produtores de borracha natural e petróleo.
Japão
Este país do nascer do sol consiste de 4 ilhas principais e 6.848 outras ilhas pequenas. Ele cobre uma área de 377.944 km² e é conhecido por sua força econômica e é lar para um vulcão ativo muito bonito, Monte Fuji.
Estado Independente da Papua Nova Guiné
O país tem uma área total de 462.840 km² e tem mais de 850 línguas indígenas. Papua Nova Guiné é classificada como uma economia em desenvolvimento pelo Fundo Monetário Internacional. O forte crescimento no setor de mineração e recursos do país levou ao mesmo se tornar a sexta economia de crescimento mais rápido do mundo em 2011. É esperado uma redução no crescimento uma vez que os projetos principais de recursos entrassem em operação em 2015. No entanto, a mineração continua o principal fator econômico. Nova Guiné aparece entre as maiores ilhas do mundo.
República de Madagascar
Este país está localizado no Oceano Índico próximo à África Oriental com cobertura de uma área de 587.041 km². Ele tem uma biodiversidade de mais de 5% de todas as espécies de plantas e animais que existem no mundo, incluindo lêmures que são muito famosos. Madagascar pertence ao grupo dos países menos desenvolvidos, segundo as Nações Unidas. Malgaxe e francês são ambas línguas oficiais do país.
Indonésia
O país é feito de 17.508 ilhas, das quais cerca de 6.000 ilhas são habitadas por pessoas. Como o maior arquipélago do mundo, seu território cobre uma área de 1.919.440 km². O país tem mais de 150 vulcões ativos, incluindo Krakatoa e Tambora.
A Indonésia consiste de centenas de grupos nativos distintos étnicos e linguísticos, com o grupo étnico maior e dominante politicamente sendo o javanês. A população é distribuída desigual em todas as ilhas dentro de uma variedade de habitats e níveis de desenvolvimento, variando de megalópoles de Jakarta para tribos isoladas no Leste.
Uma identidade compartilhada se desenvolveu definida por uma linguagem nacional, diversidade étnica, pluralismo religioso dentro de uma população de maioria muçulmana, e uma história de colonialismo e rebelião.

Quantas ilhas seriam no mundo?

É importante saber, porque nelas estamos vendo os assoalhos oceânicos e dos mares, pois estavam lá embaixo algum tempo atrás, de onde trouxeram variáveis restos antes vivos. Nessas, sei lá, 100 mil ilhas ou mais estamos vendo 100 mil exemplos ou mais de como os baixios oceânicos eram e são: as ilhas atuais expõem às nossas vistas, e às nossas pesquisas, incontáveis exemplares da flora e da fauna de água salgada, expostas a milênios ao ar e à sua corrosão, bem como à erosão por chuva e vento, como também às modificações pela Vida. Cada qual é combinação diferenciada da formação-exposição-oxidação-erosão-degradação (as conchas, esqueletos indicadores do relógio do tempo, estão lá, à espera de busca e exposição).

ILHA É INDICAÇÃO DE PASSADO, PRESENTE E FUTURO (nós a vemos como estática, mas é dinâmica - no todo, mecânica)

Resultado de imagem para ilha
Era pequenininha, foi aumentando, crescerá mais em milênios, nem a reconheceríamos no passado e no futuro.

Precisamos ver em modelação computacional aquele belo cenário com as ilhas surgindo (determinado o ritmo espaçotemporal pelas pesquisas) e esverdeando, repletas de vida nova.

Vitória, quinta-feira, 7 de dezembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário