quinta-feira, 28 de dezembro de 2017


Os Transportes até o Círculo Dourado

 

Os transportes na Bandeira Elementar seriam:

·       Pelo ar (aviões, helicópteros);

·       Por água (anfíbios, barcos, submarinos);

·       Por terra/solo (caminhões, trens);

·       Pelo fogo/energia (Internet e outros).

QUESTÃO DE PROXIMIDADE DO CÍRCULO DOURADO (reporte-se a El Dorado no Livro 138 para começar a trilha, pois na Rede Cognata El Dorado = CÍRCULO DOURADO = CÍRCULO TUBO = CÍRCULO DOBRADO, tal como aparece em 0º 01’ sul com 65º 46’ oeste, metade da distância entre Pacífico e Atlântico pelo equador na América do Sul)


E ali, já vimos, há duas pirâmides, uma mais alta e outra mais baixa, como a Pirâmide do Sol e a Pirâmide da Lua, assim chamadas. As distâncias do rio Negro até lá estão em torno de 8 km, no máximo, pensando-se nas bordas dos círculos: já estudamos isso.

Entrementes, os problemas de logística são gigantescos, imensos mesmo, pois tudo é grande na Amazônia e particularmente no Amazonas, estado com 1,501 milhão de km2 (o estado do Texas nos EUA tem 0,695 milhão de km2 e o do Alaska 1,531 milhão de km2) com apenas 2,1 milhões de habitantes em 1991).

OS LUGARES LÁ SÃO DISTANTES (como vimos em textos anteriores há somente pequeníssimas cidades, vilarejos em volta dos dois círculos)


O círculo menor tem 650 km de raio e nas bordas dele estão Boa Vista, capital de Roraima (que é pequena), e Manaus, capital do Amazonas, com mais de um milhão de habitantes; depois, mais nada. Se alguém tivesse de escolher um lugar realmente deserto, seria esse.

Entrementes, o próprio fato de ser deserto torna tudo perigoso e fácil de chegar (já que não há oposição na passagem), pois estão em volta as seguintes nações:

NAÇÃO
MENOR DISTÂNCIA
Bolívia
1.060 km
Colômbia
450 km
Equador
1.040 km
França (Guiana Francesa)
1.270 km
Guiana
700 km
Peru
680 km
Suriname
1.000 km
Venezuela
100 km

Qualquer uma pode ser preposta das superpotências (EUA, Europa, China, Japão). Se houver mesmo algo lá vai ser um “Deus nos acuda”, porque potencialmente é algo grande demais.

O Brasil, dono do território, estaria altamente dependente dos transportes para se assenhorear verdadeiramente do lugar. Veja em anexo no Google Earth a distância em relação ao rio Negro. É certo que a Marinha brasileira já transita no lugar faz bastante tempo e terá mais facilidade de circulação que qualquer uma das outras, mas mesmo assim as condições são precárias. Para chegar de avião será preciso abrir clareiras. Providencialmente há o SIVAM. Mas o SIVAM, olhando, ainda depende de intervenção e para isso um consórcio mundial arranjaria rapidamente justificativa, apelando para “guerrilheiros” querendo desestabilizar o Amazonas, etc.

Em resumo, o Brasil vai encontrar alguma dificuldade em chegar ao local. Embora haja a nítida vantagem de estar em território brasileiro (se é que está mesmo), os outros países poderiam facilmente chegar lá (seria invasão de território, mas quem liga parar isso numa situação dessas?), principalmente através da Venezuela (e lá haveria motivo para intervenção e invasão internacional para deslocamento do Chávez ou qualquer pato que entrasse na linha de tiro).

Vitória, terça-feira, 10 de janeiro de 2006.

 

O SIVAM E ESTAÇÕES DO SIVAM

O Que é o SIVAM?
Vários órgãos governamentais atuam na região de forma individualizada, realizando, por vezes, o mesmo tipo de tarefa, sem compartilhar o conhecimento obtido e sem otimizar o uso do dinheiro dos cofres públicos. Resultado: pouco se sabe sobre a vasta região, e não há um efetivo controle sobre as ações criminosas.
Terça, 10 de Janeiro de 2006
Projeto SIVAM - Os olhos da floresta
A maior floresta tropical do mundo, que abrange uma área de mais de 5 milhões de km² , 60% de todo território nacional, que guarda em seu interior uma diversidade enorme de fauna e flora, reservas minerais abundantes e hidratada pelos maiores mananciais de água doce do planeta, não está mais desprotegida.
MAPAS
Estações Hidrológicas na Amazônia
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