Os Transportes até o
Círculo Dourado
Os transportes na Bandeira Elementar
seriam:
·
Pelo
ar (aviões, helicópteros);
·
Por
água (anfíbios, barcos, submarinos);
·
Por
terra/solo (caminhões, trens);
·
Pelo
fogo/energia (Internet e outros).
QUESTÃO
DE PROXIMIDADE DO CÍRCULO DOURADO
(reporte-se a El Dorado no Livro 138
para começar a trilha, pois na Rede Cognata El Dorado = CÍRCULO DOURADO =
CÍRCULO TUBO = CÍRCULO DOBRADO, tal como aparece em 0º 01’ sul com 65º 46’
oeste, metade da distância entre Pacífico e Atlântico pelo equador na América
do Sul)
|
E ali, já vimos, há duas pirâmides,
uma mais alta e outra mais baixa, como a Pirâmide do Sol e a Pirâmide da Lua,
assim chamadas. As distâncias do rio Negro até lá estão em torno de 8 km, no
máximo, pensando-se nas bordas dos círculos: já estudamos isso.
Entrementes, os problemas de logística
são gigantescos, imensos mesmo, pois tudo é grande na Amazônia e
particularmente no Amazonas, estado com 1,501 milhão de km2 (o
estado do Texas nos EUA tem 0,695 milhão de km2 e o do Alaska 1,531
milhão de km2) com apenas 2,1 milhões de habitantes em 1991).
OS
LUGARES LÁ SÃO DISTANTES
(como vimos em textos anteriores há somente pequeníssimas cidades, vilarejos em
volta dos dois círculos)
|
O círculo menor tem 650 km de raio e
nas bordas dele estão Boa Vista, capital de Roraima (que é pequena), e Manaus,
capital do Amazonas, com mais de um milhão de habitantes; depois, mais nada. Se
alguém tivesse de escolher um lugar realmente deserto, seria esse.
Entrementes, o próprio fato de ser
deserto torna tudo perigoso e fácil de chegar (já que não há oposição na
passagem), pois estão em volta as seguintes nações:
NAÇÃO
|
MENOR
DISTÂNCIA
|
Bolívia
|
1.060 km
|
Colômbia
|
450 km
|
Equador
|
1.040 km
|
França (Guiana Francesa)
|
1.270 km
|
Guiana
|
700 km
|
Peru
|
680 km
|
Suriname
|
1.000 km
|
Venezuela
|
100 km
|
Qualquer uma pode ser preposta das
superpotências (EUA, Europa, China, Japão). Se houver mesmo algo lá vai ser um
“Deus nos acuda”, porque potencialmente é algo grande demais.
O Brasil, dono do território, estaria
altamente dependente dos transportes para se assenhorear verdadeiramente do
lugar. Veja em anexo no Google Earth
a distância em relação ao rio Negro. É certo que a Marinha brasileira já
transita no lugar faz bastante tempo e terá mais facilidade de circulação que
qualquer uma das outras, mas mesmo assim as condições são precárias. Para
chegar de avião será preciso abrir clareiras. Providencialmente há o SIVAM. Mas
o SIVAM, olhando, ainda depende de intervenção e para isso um consórcio mundial
arranjaria rapidamente justificativa, apelando para “guerrilheiros” querendo
desestabilizar o Amazonas, etc.
Em resumo, o Brasil vai encontrar
alguma dificuldade em chegar ao local. Embora haja a nítida vantagem de estar
em território brasileiro (se é que está mesmo), os outros países poderiam
facilmente chegar lá (seria invasão de território, mas quem liga parar isso
numa situação dessas?), principalmente através da Venezuela (e lá haveria
motivo para intervenção e invasão internacional para deslocamento do Chávez ou
qualquer pato que entrasse na linha de tiro).
Vitória, terça-feira, 10 de janeiro de
2006.
O
SIVAM E ESTAÇÕES DO SIVAM
O Que é o SIVAM?
Vários órgãos governamentais atuam na região de
forma individualizada, realizando, por vezes, o mesmo tipo de tarefa, sem
compartilhar o conhecimento obtido e sem otimizar o uso do dinheiro dos
cofres públicos. Resultado: pouco se sabe sobre a vasta região, e não há um
efetivo controle sobre as ações criminosas.
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Terça, 10 de Janeiro de 2006
Projeto SIVAM - Os olhos da floresta
A maior
floresta tropical do mundo, que abrange uma área de mais de 5 milhões de km²
, 60% de todo território nacional, que guarda em seu interior uma diversidade
enorme de fauna e flora, reservas minerais abundantes e hidratada pelos
maiores mananciais de água doce do planeta, não está mais desprotegida.
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MAPAS
Estações Hidrológicas na Amazônia
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