segunda-feira, 25 de dezembro de 2017


Retrato de Caramuru

 

Os brasileiros transformam tudo em palhaçada, como no filme (aliás, engraçado e bem feito) Caramuru A Invenção do Brasil.

E em tudo tratam de imitar o império e o centro de comando, quando há aqui e desde a origem de Portugal em 1139 tantas figuras e eventos a filmar, como venho retratando. Quereriam os estrangeiros ter personagem como Caramuru: já estariam nos remakes ou refilmagens de 30 e 60 anos.

Vitória, sábado, 07 de janeiro de 2006.

 

FILMANDO CARAMURU

Caramuru (?-1557), explorador português nascido Diogo Alvares Corrêa, em Viana do Castelo, Portugal. Chegou ao Brasil entre 1509 e 1511, perto das costas da baía de Todos os Santos, não se sabendo se como náufrago, degredado ou desertor. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Diogo Alvares Caramuru
Natural da vila de Viana do Minho - Portugal, naufragou por volta de 1509, nas costas da Bahia.
NOTA: foi feito um filme, risível, mas inadequado para a condição de geo-história:
Caramuru - A Invenção do Brasil
Em 1o de janeiro de 1500 anuncia-se um admirável mundo novo. Graças a avanços técnicos na elaboração de mapas e na arte náutica, distâncias poderão ser vencidas, obstáculos superados e personagens separados por um oceano de 7.000 km poderão se encontrar e trocar experiências.

O LIVRO DE CECILIA CASAS

 
O CARAMURU: ÉPICO DO DESCOBRIMENTO DA BAHIA
A adaptação procurou condensar a narrativa e preservar os significados do original a fim de oferecer ao jovem acesso ao nosso passado colonial, tal como concebido na literatura. Além das lendas que O Caramuru fixou, a obra oferece um rico retrato dos costumes e tradições indígenas, descreve a natureza brasileira, sua fauna e flora e integra fatos da história do Brasil até fins do séc. XVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário