domingo, 31 de dezembro de 2017


A Juventude da Fonte

 

Na Rede Cognata “a fonte da juventude” é meramente A ENERGIA DA JUVENTUDE = O PODER DA JUVENTUDE = A PELE DO LIMITE e assim por diante.

E a Fonte da Juventude das lendas não é mostrada na América do Sul. Sempre em vários outros lugares, nunca aqui; ela foi até associada à Florida, EUA, onde Ponce de León foi buscá-la. Qual seria a razão para juntá-la a El Dorado? É o Princípio de Ocam da economia das categorias: quanto de maravilhoso pode estar espalhado por toda parte? Penso que as lendas tem uma fonte comum, real, para todas elas: todas foram ocasionadas pelo mesmo fenômeno antigo.

E assim, se a FJ existe mesmo, poderia estar junto desse suposto El Dorado amazônico, onde apontei, pois as criaturas que estariam lá estariam vivas há pelo menos seis milênios, coisa assim, porque se forem as criaturas míticas amazonas que Francisco Pizarro afirmou ter visto lá por 1540 teriam pelo menos uns 5,0 mil anos. Tudo é especulação, mas se há algum fundo de verdade ele deve ter tido origem comum e sido repetido de dúzias de formas pelos povos primitivos de todo o mundo.

A questão mais interessante seria esta: a fonte permaneceu operando? Ela se renova, permaneceu jovem? Porque se ela parou de jorrar não tem serventia nenhuma, seja jorro de água ou seja processo de renovação corporal. Mas ela é mais perigosa existindo que não existindo, já que as mulheres (e os homens também) fazem praticamente de tudo para aparentarem ter recuperado o brilho da juventude; imagine algo que efetivamente devolvesse o viço da mocidade! Seria uma calamidade pública mundial, como no caso da cura das doenças e do fim da morte: verdadeiro desastre. Não é benção coisa nenhuma, é anúncio de inferno.

Vitória, terça-feira, 24 de janeiro de 2006.

 

A FONTE DA WIKIPEDIA E NA INTERNET

Fonte da juventude

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A fonte da juventude é uma fonte que, segundo a lenda, possui águas capazes de rejuvenescer a pessoa que bebê-las.
Há ainda a lenda do Eldorado e do lago Parima, que supostamente estaria ligado à fonte da juventude. Essa lenda provavelmente liga-se à existência real do Lago Amacu, que tinha uma pequena ilha coberta de xisto micáceo, material que produz forte brilho ao ser iluminado pelo Sol e que produzia a ilusão de riquezas para o europeu.
O encanto das fontes
Desde a Grécia antiga elas eram consideradas encantadas. Lendas dizem até que existiram fontes da juventude nas quais quem se banhava permanecia jovem. Outras curavam doenças. Em Santos, temos exemplares sem o poder de produzir milagres, mas que encantam tanto a nós, santistas quanto àqueles que nos visitam.
Quanto tempo as pessoas podem VIVER?
EM 3 de março de 1513, o explorador espanhol Juan Ponce de León empreendeu uma expedição notável. Ele partiu de Porto Rico na expectativa de chegar à ilha de Bimini. Segundo a lenda, ele procurava uma fonte milagrosa — a Fonte da Juventude. Mas desembarcou no atual Estado da Flórida, nos Estados Unidos. É claro que ele nunca encontrou aquela fonte inexistente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário