sexta-feira, 8 de dezembro de 2017


Golpe de Estado

 

A Rede Cognata diz que estado = ESTUDO = MOLDE = MAQUETE = MODELO = EXÉRCITO = MILITAR = EXERCÍCIO = ESQUELETO = MEDITADO e assim por diante, ao passo que golpe = CORPO = COMEÇO = CAMPO = CASA = ALIANÇA = GRUPO = COESÃO e segue, indicando que é preciso um grupo, coesão. Não é feito ao acaso, é preparado, é meditado.

E só é efetivamente golpe de estado se o Exército estiver envolvido, se houver movimento militar. E é GOLPE DE MORTE no regime anterior, que é substituído (ou não, também: pode ser transformado em títere). Os outros podem ser somente golpes, sem ser contra o Estado. Sabemos que aconteceram golpes contra as cidades-estado, contra os estados-estado, contra as nações-estado e na medida da globalização vão acontecer contra o estado-mundo, o estágio final do Estado.

Vitória, domingo, 11 de dezembro de 2005.

 

GOLPE DE ESTADO

De Wikipedia, la enciclopedia libre.

Un golpe de Estado (del francés coup d'État), cuyo enunciado correcto es "colapso de gobierno", también denominado pronunciamiento, es la usurpación del poder vigente y la violación y vulneración de la legalidad institucional vigente en un Estado por parte de un grupo de personas, generalmente fuerzas armadas sublevadas, instaurándose una dictadura. Este ataque a la legalidad y soberanía de un país implican la retención de los organismos depositarios de aquellas (como el gobierno o el parlamento), el control de los medios de comunicación, la prohibición de cualquier tipo de oposición y la suspensión del estado de derecho.

A BOLÍVIA É A CAMPEÃ INTERNACIONAL

A Bolívia depois da renúncia presidencial
Por Isaac Bigio*
DE LONDRES
Supõe-se que um mandato presidencial na Bolívia dure 5 anos. No entanto, Mesa renunciou a menos de 20 meses de ter jurado ao cargo. Este período foi maior que os 14 meses em o seu antecessor Gonzalo Sánchez de Losada e seu sucessor ocuparam o poder.
Pepe Chaves -  pepechaves@yahoo.com.br
HISTÓRIA
Há 21 mil anos, o país já era habitado e se distinguiam duas grandes civilizações pré-colombianas: Tiahuanaco, entre 600 e 1200, e o Império inca, entre os séculos XIII e XVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário