sexta-feira, 8 de dezembro de 2017


Futebol Eletrônico

 

Com a quantidade de facilidades atuais na eletroeletrônica é surpreendente que o Futebol geral no mundo continue tão primitivo.

Introduziram, é claro, aquelas coisas da Globo como Tira-teima ou Em Cima do Lance que dão as posições dos jogadores e há isso dos jogos FIFA, mas não há Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática) extremado aplicado ao Futebol. Bem que poderiam usar os bonecos do Simcity para explicar posições de campo ou para dar vídeoaulas ou o que fosse; ou outros bonecos a criar.

Com as extremas velocidades atingidas pelos superprogramáquinas os campos deveriam estar sendo monitorados a cada nanossegundo. Seria fácil colocar identificadores eletrônicos nas roupas (camisas ou calções ou ambos; ou nas chuteiras ou meias) que identificassem as posições relativas dos jogadores para o planejamento das próximas partidas, para saber se foi pênalti por o adversário estar em impedimento, para expor as regras aos iniciantes ou de mil maneiras ajudar. Enfim, a eletrônica, em particular a computação gráfica ou modelação computacional poderia ajudar tremendamente os jogadores iniciantes, os pais, as mães, os técnicos, os espectadores e os telespectadores. Como é que a computação e a telemetria não puderam ainda colaborar com esse esporte de massas?

A dedicação dos pesquisadores haveria de proporcionar muito maior estatura qualitativa e divertimento de alta qualidade. Pois, lembre-se, está sobrando cada vez mais tempo para gente com cada vez mais exigências a contentar. É preciso pegar essas heranças esportivas e melhorá-las consideravelmente.

Vitória, quinta-feira, 08 de dezembro de 2005.

 

ALGUMA COISA JÁ EXISTE

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Reis, Luís Paulo et al. Editores, Actas do Encontro Científico do Robótica 2004 (Proceedings of the Scientific Meeting of the Portuguese Robotics Open), FEUP Edições, Colecção Colectâneas, Vol. 14, ISBN 972-752-066-9, April 23-24, 2004
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Reis, Luís Paulo, Editor, RoboCup Tutorial – The RoboCup International Initiative: AI Meets Robotics to Create RoboSoccer Teams, EPIA 2001 – 10th Portuguese Conference on Artificial Intelligence, Seminário de Vilar, Porto, December, 2001
 

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