sexta-feira, 8 de dezembro de 2017


Em 2020 400 Anos Peregrinos

 

Não estou louvando os americanos, não sou adepto deles, apenas há que reconhecer que 400 anos, quatro séculos significaram pela industriosidade e operosidade deles mudanças tremendas no mundo; e que essas poucas centenas de anos ainda estão por serem investigadas a contento e desapaixonadamente, como tarefa humana, sem louvar nem castigar com críticas ferinas.

O quê os seres humanos fizeram ali?

Os aplausos são devidos a quem os mereceu de fato.

Os australianos são ainda mais extraordinários.

A QUESTÃO AUSTRALIANA (na Enciclopédia Microsoft Encarta)

A partir do século XVI, diversos navegantes atravessaram o Pacífico sul na esperança de encontrar a Terra Australis. Em 1786, o governo britânico anunciou a sua intenção de fundar uma colônia penitenciária na costa do sudeste de Nova Gales do Sul. Em 1788, foi criada a primeira colônia européia de Sydney, um dos melhores portos naturais do mundo. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

A data é 1788, 200 anos completados em 1988: e eles começaram como degredados. Agora a Austrália tem menos de 20 milhões de habitantes - 1/9 da população brasileira - e um PIB avantajado (em 1999 era de US$ 400 bilhões e se tivesse os 290 milhões de habitantes dos EUA seu PIB seria metade do americano), sendo considerada industrializada e desenvolvida, de pleno direito parte do primeiro mundo.

Essa gente trabalha muito, não há como negar.

Uns em 400 anos e outros em metade do tempo (mesmo considerando que é uma comunidade), apenas 200 anos, fizeram e aconteceram, plantaram milhões de edifícios, construíram nações inteiras. Eu aplaudo, sem dúvida alguma, esses grão-bretãos e ingleses e seus descendentes, ainda que eles tivessem cometido canalhices sem par. Bem vale comemorar os 400 anos em 2020.

Vitória, quarta-feira, 07 de dezembro de 2005.

 

A CHEGADA DOS PEREGRINOS SE DEU EM 1620 (mas a ocupação do atual EUA se deu antes)

Publicada em: 25/11/2004
A VERDADE SOBRE O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS
Hoje é o dia do Thanksgiving e eu me lembro do tempo que passei na casa de minha avó em Miami. A família inteira, e na época isso significava o irmão e a irmã de minha mãe e suas famílias, sentava na mesa da sala de jantar e tentava liquidar um tradicionalmente enorme peru, Era sempre um grande jantar e um feriado nos EUA que todos gostavam, talvez até mais do que o Natal, porque não havia presentes, nem luzes coloridas, nem as promoções depois do Natal. Era apenas um jantar onde as pessoas se encontravam e se alegravam na companhia das outras. É um feriado essencialmente americano e ainda hoje nos EUA muita gente evita falar alguma coisa sobre suas origens.

A atividade colonizadora inglesa foi retomada em 1620, quando os separatistas adquiriram o direito de assentar-se em Virgínia e fundaram Plymouth, ponto de partida da colonização da Nova Inglaterra, realizada principalmente por puritanos.
MAYFLOWER
Uma das embarcações mais conhecidas mundialmente é o Mayflower! A sua importância não se deve ao seu tamanho ou qualquer outro atributo, muito pelo contrário, era um barco simples como muitos de sua época! A sua importância vem do fato de ter transportado um grupo de pioneiros para a América do Norte, lançando nesta nova terra as sementes que séculos depois viria a ser a maior potência da terra. A sua história começa em 1606 na pequena cidade de Scrooby!

Nenhum comentário:

Postar um comentário