sábado, 9 de junho de 2018


i Mais Longe

 

Como já vimos das elaborações sobre i (ELI, Elea, Ele/Ela, Deus/Natureza) não-finito, por mais que você ande “trocentos” zilhões de anos no tempo ou anos-luz no espaço (em TXYZ) jamais chegará a algum lugar onde não discirna ou aviste acima e abaixo, para a esquerda e a direita, para os fundos e a frente sempre novas cargas de bolinhas de luz que são universos-duplos. No Livro 148 escrevi apenas “i”.

Os universos irremediavelmente vão existir; os seres vão surgir e subir a pontescada eternamente em gigazilhões de universos-duplos – não adianta reclamar. Uns durarão mais e outros menos.

POR PRINCÍPIO A CURVA DO SINO (bate a criação)


Não adianta chorar, a curva está lá dentro.

É evidente que tudo depende das potências de i, de i desejar intervir; mas está posto o querer, o arbítrio, que pode fazer degenerar e descaminhar os projetos – os caminhos findam mesmo, mais cedo ou mais tarde, porque fora i nada é eterno mesmo, nem os deuses mais altos. Talvez a Terra dure além da Psicologia-p.3, talvez não. Outros terão ido muito além de planeta, entrando no sistema estelar, na constelação, na galáxia e além.

Em todo caso, i é a garantia, o absoluto.

Metade será reabsorvida e metade terá essa consciência chamada Paraíso, que é também prisão; metade mergulhará no Nada, o Nirvana búdico.

Vitória, sábado, 16 de dezembro de 2006.

 

O JOGO DAS CONTAS DE VIDRO

Jogos Infantis: Bolinhas de Gude
Brinquedos do Folclore Brasileiro
Jogo infantil, com bolinhas de vidro, que se devem fazer entrar em buracos (caçapas), ganhando o jogador que chega em primeiro lugar, de volta ao primeiro buraco.
Bolinhas de gude!
Roberto Azoubel
Origens
Pelas descobertas arqueológicas e pelos registros pictóricos e escritos, o jogo praticado com bolinhas é antiquíssimo. Especula-se que ele tenha nascido nas eras pós-neolíticas. Deve ter surgido em vários grupos culturais que atingiram o estágio neolítico, atendendo a uma necessidade lúdica.
Bola-de-vidro / gude / inhaca e Pião
Autoria: Paula Simon Ribeiro e Rogério Fossari Sanchotene
Bolinhas de vidro - gude - Inhaque

Ilustração de Augusto Bier
As bolinhas de gude, de inhaque, unhas ou bolitas, são o jogo por excelência dos guris de qualquer idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário