quinta-feira, 28 de junho de 2018


Contra Nicolau

 

Ponho-me contra Maquiavel por ele, como professor, ser do seu tempo (não pense que o tempo de um professor é o mesmo dos alunos, pois ele pode avançar para o futuro além de sua morte: de fato, Sócrates ainda é professor quase 2.500 anos depois de ter sido envenenado). Ele é um marqueteiro político, faz mercado de palavras, gestos e ações e ensina ao príncipe não a ser melhor, mas a parecer melhor; assim como Gil Vicente foi o primeiro literato de cordel, como disse outrora num daqueles trabalhos da UFES, Maquiavel foi o primeiro reformador de faces políticas. E ele é do “seu tempo” porque não leva em conta os ciclos e a chance de o príncipe enlouquecer, virar tirano, nada disso: quer a eternidade do patrão.

Recomenda – do que restou, de tudo que foi afirmado por ele – praticar todas as ações detestadas logo no início do governo, porque depois as obras boas se evidenciariam. Não li Maquiavel (o que é uma falta) por sempre me parecer repugnante aconselhar os príncipes a sobrepor-se ao povo, substituindo a bondade de caráter pelo verniz da educação política.

Maquiavel armou a banda podre da Terra com habilidades de perdurar, e naturalmente é o patrono de todos os marqueteiros, os propagandistas de nossos dias. Não obstante, é preciso lê-lo, agora sob a ótica da psicologia maligna que é instilada pelos professores (não se esqueça que 50 % dos tecnocientistas, dizem, prestam serviços diretos e indiretos ao complexo governamental-militar).

Vitória, terça-feira, 30 de janeiro de 2007.

 

MAQUIAVÉLICO

Maquiavel, Nicolau (1469-1527), historiador e filósofo político italiano, cujos escritos sobre habilidade política, amorais porém influentes, tornaram seu nome um sinônimo de astúcia. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Nicolau Maquiavel, Nicolaus Maclavellus, ou Nicoló Macchiavelli (Florença 1469 - id. 1527), historiador e filósofo político italiano.

A ARTE DA GUERRA – Maquiavel

Nicolau Maquiavel

O Príncipe
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Príncipe (em italiano, Il Principe) é um livro escrito por Nicolau Maquiavel em 1512, cuja primeira edição foi publicada postumamente em 1532. Trata-se de um pequeno manual da conduta de príncipes, no mesmo estilo do Institutio Principis Christiani de Erasmo de Roterdã: descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário