quarta-feira, 27 de junho de 2018


Nutação do Batatão

 

Será em cada planeta a nutação resultado da incidência da flecha (meteorito ou cometa) primordial que criou os pólos? Penso que sim, pois que força poderia fazer um planeta inteiro balançar era após era? Mas se foi mesmo em razão da chegada do batatão há 4,0 bilhões de anos isso pode ser descrito, porque rastros crescentes de agoraqui para trás poderão ser traçados, com oscilações cada vez maiores quanto mais se recue.

A BATIDA DO BATATÃO (está posto aí antes do contato; evidentemente ao bater inclinou a Terra de 23,5º, tão forte foi a pancada)

Posição perpendicular da Terra há 4,0 bilhões de anos
 

 
 
 
 

                                                               ECLÍPTICA
 
 
 
 

Deveríamos esperar que a batida fizesse a Terra virar para o lado contrário, deitando-se sobre a eclíptica e ficando na posição atual (com os outros planetas acontecerá a mesma coisa, dependendo das massas das flechas e dos ângulos de incidência): nosso planeta vibraria barbaramente, como um bumbo esférico, fazendo chacoalhar o manto e os núcleos externo e interno, como raciocinamos em neste Livro 197 no artigo anterior, O Batatão e os Núcleos Externo e Interno.

A nutação é o bamboleio de ida-e-volta (do Círculo Polar ARTIGO, da grande bacia), como uma gangorra que ficasse oscilando durante 4,0 bilhões de anos: no meu modo de entender, ela marca a energia-residual do impacto. SE for assim os tecnocientistas poderão modelar com as equações, fazendo girar nas supermáquinas e apresentando diferentes versões em computação gráfica - em desenho muito animado - como eram violentas as oscilações durante muitas centenas de milhões de anos (a Vida inicial teria dificuldade em desenvolver-se fora das regiões equatoriais, pois a Terra estaria oscilando muito em relação aos raios incidentes do Sol).

Vitória, segunda-feira, 22 de janeiro de 2007.

 

ASTRONOMIA DA NUTAÇÃO

Variação de Coordenadas Equatoriais

Do ponto de vista da astrometria moderna, a Terra é uma plataforma bastante irregular para a observação do céu. A rotação da Terra não é uniforme, seu eixo de rotação não é fixo no espaço e mesmo a forma do planeta e as posições relativas de pontos sobre sua superfície não são fixas. Como resultado, as coordenadas de um objeto no céu, mesmo as equatoriais, não são rigorosamente constantes.
Deslocamento do Pólo Celeste
Este efeito é a parte imprevisível da nutação. Os valores desse efeito são publicados pelo IERS Bulletin A com componentes em separado em longitude (dλ) e obliqüidade (dε).
Astronomia Esférica
09 - SISTEMA DE COORDENADAS EQUATORIAIS
Irineu Gomes Varella
No sistema de Coordenadas Equatoriais, também conhecido como Sistema Equatorial Universal e Sistema Uranográfico, é possível posicionar um astro na esfera celeste em relação ao Equador Celeste e ao círculo horário do ponto vernal ( ponto Gama ).

Nutação

Origem: Wikidésia, a enciclopédia livre.

 (verde),  (azul) und Nutação (vermelho) do eixo da Terra
Rotação (verde), Precessão (azul) und Nutação (vermelho) do eixo da Terra
A Nutação, do lat. nutatione, é, na astronomia, uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra com um cíclo de 18,6 anos. Ela é causada pela força gravitacional da lua à Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário