quarta-feira, 27 de junho de 2018


Os Antigos Pólos

 

Já vimos que o antigo Polo Norte ficava para os lados da Sibéria, antes do batatão bater onde está presumidamente enterrado, os fundos sendo a Groenlândia. O Pólo Norte ficou na média da distância entre o centro da Groenlândia a 23,5º e outro tanto do lado oposto, na Sibéria.

ONDE MARCADO (o antigo Pólo Norte ficava na Sibéria)


Do outro lado, no Pólo Sul, é o contrário-complementar e devemos imaginar em que quadrante estaria o oposto imaginário do batatão dentro da Cúpula do Céu.

No lado de cima a Groenlândia fica no mesmo quadrante que em baixo o Mar de Weddell, como você poderá ver abaixo; então seu oposto segundo um diâmetro (passando pelo centro da Terra) ficaria no outro quadrante, passando pelo Pólo Sul do outro lado da Antártica, onde deve estar o centro da Cúpula do Céu.

PROCURANDO O ANTIGO PÓLO SUL

Elipse: Oposto do batatãoElipse: Antigo Polo Sul

ATÉ ONDE IAM OS FRIOS DO ANTIGO PÓLO SUL (só que não existia água e a Terra rodava perpendicular à eclíptica, plano de translação) – eles chegavam até os 40 ou 30º S e a zona subtropical, temperada, ia até a Bahia, creio, só que os continentes não estavam assim, se é que existia algum; com certeza a Antártica não estava, pois só chegou lá há 30 milhões de anos.


Isso sem falar que as outras grandes quedas também alteraram o sistema, pelo menos ligeiramente.

Vitória, domingo, 21 de janeiro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário