sábado, 9 de junho de 2018


Folia de Reis

 

De repente fiquei curioso sobre os reis de Portugal.

Folia é dança, mas aqui quero usar no sentido de dança feliz.

Começou, digamos em 1110 com o nascimento (1109) de Afonso Henriques e terminou em 1910 (para dar conta certa de 800 anos; por comparação com a contínua dinastia japonesa de 2,5 mil anos é pouco, mas nos interessa diretamente como passado do Brasil).

O povo ficaria fascinado em conhecer a vida dos reis de lá, embora nada tenhamos com reis, dado não termos interesse na volta deles. Entrementes, filmes sobre eles iriam encher os cinemas, porque permitiriam desvendar algo que está plantado sem referência cinematográfica em nossas mentes desde a infância de agora 186 milhões de brasileiros (logo, 200 milhões) sobre como era para trás de 1500 e desde a Independência em 07 de setembro de 1822, a caminho de 200 anos (em 2022).

A partir da fundação do Reino sobre o Condado Portucalense até os Descobrimentos, passando pelo domínio espanhol que afinal permitiu o crescimento do Brasil; desde a Restauração até a fundação da República de Portugal, especialmente o episódio do imperador Dom Pedro I do Brasil que foi ser o rei Dom Pedro IV de Portugal. Há uma lista de 36 reis (mais algumas passagens interessantes), daí uns 40 capítulos (ou filmes) bastante reveladores, dando origem a toda uma investigação muito gratificante.

Vitória, quarta-feira, 20 de dezembro de 2006.

 

REIS DE PORTUGAL

Lista de reis de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pavilhão pessoal dos Reis de Portugal (séculos XVIII a XX).
Pavilhão pessoal dos Reis de Portugal (séculos XVIII a XX).

Reino do Algarve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Putativas armas do Reino do Algarve
Putativas armas do Reino do Algarve

Nenhum comentário:

Postar um comentário