segunda-feira, 25 de junho de 2018


A Posição de Batida do Batatão

 

O batatão é grande à bessa: pelo tamanho da cratera no Pólo podemos saber quanto.

A MEDIDA DO BACIÃO (nove mil quilômetros de diâmetro: pela regra do 1/10 ou 1/20, de 900 a 450 km de diâmetro a flecha no eixo menor, seja meteorito ou cometa, sem falar na água que o rodeava)


Como bateu?

A POSIÇÃO DE BATIDA DIZ TUDO (até os guardas de trânsito sabem disso)

Posições
Terra (na posição pré-impacto, com o eixo perpendicular ao plano de translação)
 

 

Caso tenha batido de cima para baixo as ondas se distribuíram de um jeito, se foi na paralela da eclíptica ou plano de translação de outro e assim por diante cinco opções gerais. Se o batatão for descoberto e desenhado podemos saber tudo, mas não ter descoberto ainda não faz perder a chance de calcular as várias opções, pois os cálculos ensinarão uma outra astronomia de impactos das flechas em todos os corpos celestes, inclusive na estrela.

E a distribuição da energia cinética é o que interessa, pois interage com a crosta, os mantos exterior e interior, os núcleos externo e interno e com a própria atmosfera em toda a volta. De fato, distribui ondas gravitacionais por toda a volta do planeta e mexe com os meteoritos até então em posição relativa estável (a cada 26 milhões de anos isso acontece e embaralha tudo: então, muitos meteoritos antigamente estáveis devem cair na Terra e nos demais planetas das redondezas e na Lua).

Esse estudo é deveras importante.

Vitória, terça-feira, 23 de janeiro de 2007.

 

                            ESTRUTURA DA TERRA

titulo1.jpg
ESTRUTURA DA TERRA
Para conhecimento do interior da Terra é preciso efectuar muitas observações e conseqüentes estudos. Sabe-se que a Terra tem, em média, 6.400 Km de raio e, portanto, um estudo directo não poderá ir além de pequenas profundidades.
Na figura ACIMA está representado, de forma muito simplificada, um bloco diagrama representativo de um sismo.
Esquema que mostra o movimento e a forma de propagação dos quatro tipos de ondas sísmicas: 1-ondas primárias (P); 2-ondas secundárias (S); 3-ondas de Love (L); 4-ondas de Rayleigh (R). A direcção do movimento das partículas está indicado por setas vermelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário