segunda-feira, 25 de junho de 2018


O Sexismo das Mulheres

 

Sexismo é a superafirmação do sexo, envolve “ismo”, doutrinação, ação de doutrinar.

O FEMINISMO É DOUTRINA (superafirmação do feminino; se é “super” tem um “sub” do outro lado da balança e isso é implicitamente aceito como contraponto do machismo: um erro pelo outro erro). Doutrina no dicionário Aurélio Século XXI.

DOUTRINA
[Do lat. doctrina.] S. f. 1. Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, etc. 2. Catequese cristã. 3. Ensinamento, pregação. 4. Opinião de autores. 5. Texto de obras escritas. 6. Regra, preceito, norma.

DA PARTE DELAS

·       Elas não reclamam de - vivendo cinco anos a mais e sendo aposentadas cinco anos mais cedo, diferença de 10 anos - receberem mais por ano trabalhado (mas reclamam de os homens terem, proporcionalmente, salários maiores em média), assim como os professores não reclamam de aposentarem elas com 25 e eles com 30 anos de serviço, por comparação com os trabalhadores em geral aos 30 e 35 anos de contribuição;

·       Nunca ficaram vexadas na época do cavalheirismo de os homens se levantarem para dar lugar a elas;

·       Não recusam que os homens façam 95 % ou mais do trabalho pesado fora de casa;

·       Não renunciam a se aproximarem com artes e artimanhas dos cargos de chefia e a procurarem ficar nos trabalhos internos de menor esforço (assim como os homens não reclamamos da jornada dupla delas, no trabalho e no lar; embora eu tenha falado insistentemente disso desde mais de 30 anos atrás);

·       Toleram com displicência que os homens se ofereçam aos perigos diários, inclusive em caso de guerra;

·       a lista poderia ser grande (será um exercício interessante listar sem ficar magoado, porque o propósito não é esse).

As mulheres não são – com pureza de alma – contra o sexismo, só contra o que as incomoda, do mesmo modo como não o são os negros, os velhos, os jovens, as crianças, os homossexuais e todas as chamadas minorias (pois as mulheres são mais de 50 %) contra TODOS os privilégios, inclusive os seus. Querem benefícios, como qualquer um quer; querem super-benefícios, querem facilidades. Se pudessem transferir a dupla carga para os homens o fariam com gosto e certa dose de perversidade “justiceira”.

Vitória, terça-feira, 16 de janeiro de 2007.

 

SEXISMO É VISTO EM GERAL COMO MASCULINO (mas ele é superafirmação de um sexo: pode vir de qualquer lado)

Ciência e sexismo
Alizia Stürtze (publicado em Gara, 16 de Fevereiro de 2004)
Abundam os dados que demonstram que a actividade científica, alegadamente racional, objectiva e autónoma, continua impregnada desses preconceitos sexistas que consideram a mulher o segundo sexo, e justificam biolótica ou evolutivamente mitos retrógrados sobre a sua tendência monogámica, o seu menor apetite sexual, a sua falta de interesse polo êxito, a sua inferior capacidade para a visualizaçom espacial ou para a matemática, a sua passividade e, conseqüentemente, a diferença social entre os sexos e, nomeadamente, a divisom sexual do trabalho.
Psicologia: teoria e prática
ISSN 1516-3687 versão impressa
Psicol. teor. prat. v.6 n.2 São Paulo jun. 2004
Inventário de ambivalência em relação aos homens: adaptação brasileira e relação com o gênero
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário