O Corpo da Escola
Na academia de ginástica lembrei que
nas escolas pelas quais passamos não nos ensinam quase nada do corpo, fora
escovar os dentes, ginástica sem exposição de motivos e desde algum tempo
sexualidade.
A
ESCOLA DO CORPO
·
Cuidando da cabeça:
a) Cabelos;
b) Olhos;
c) Boca, língua e dentes;
d) Orelhas e ouvidos;
e) Nariz e fossas nasais;
f) Pele e nos homens barba;
g) Pescoço;
·
Cuidando do tronco:
a) Peitoral e barriga;
b) Costas;
c) Coluna;
d) Órgãos;
·
Cuidando dos membros:
a) Braços e mãos;
b) Pernas e pés.
A pior presunção antiga é que os
alunos são idiotas e que sobre eles não se pode derramar conteúdos avançados;
pelo contrário, na juventude está a capacidade maior de absorção e o interesse
desmedido.
DOIS INTERESSES
INTERESSE
FORMAL
|
INTERESSE
CONCEITUAL
|
Pelas superfícies
|
Pelas explicações
|
A vida adulta é extremamente tensa e
como gostaríamos agora de termos sido dotados de mais instrumentos adequados a
ela! Poderia ter sido sob a forma de brincadeiras. Que bom teria sido se
tivessem confiado mais em nós! Se não tivessem duvidado de nossas capacidades
de aprender e participar, se nos tivessem estimulado mais, se nos tivessem
alimentado melhor. O consórcio ou sociedade humana teria crescido muito mais e
mais tranquilamente. Talvez as coisas estejam mudando agora, mas no geral a
educação e o ensinaprendizado estão ainda referenciados há 300 anos atrás e o
mundo pós-contemporâneo não tem um projeto seu.
Se a educação, como tudo, é um projeto
psicológico - como dizem os idiotas psicopedagógico (não há na Terra nenhuma
pedagogia que não seja psicológica) - então é o caso de CONSTRUIR ALMAS com a
mais extrema competência.
Vitória, sábado, 20 de janeiro de
2007.
EXISTEM INSTRUMENTOS
NA INTERNET
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
DO SUL - UFRGS
INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPTO DE INFORMÁTICA APLICADA e PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO |
GENERALIDADES Organização do Corpo Humano
Objetivos
do aprendizado
1.Descrever
os níveis de organização estrutural que compõe o corpo humano.
2.Explicar brevemente como os sistemas do corpo se relacionam uns com os outros. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário