quinta-feira, 28 de junho de 2018


A Gente Pensa Tão Pouco!

 

Alguém dos tecnocientistas chutou com foros de verdade, não se sabe com que método ou cuidado, com que discussões de parâmetros, terem nascido 100 bilhões de seres humanos, de que somos agora uns 7,5 bilhões (com tremendas facilidades de publicação, veja a Web).

FAZENDO DE CONTA COM AS CONTAS ALHEIAS

1.       Os que atingiram idade suficiente seriam metade, 50 bilhões;

2.       Destes, 25 bilhões de mulheres foram impedidas de fazê-lo, seus direitos foram sub-representados;

3.      Dos 25 % restantes, 12,5 bilhões eram da metade popular obrigada a labutar sem pensar (mais subaproveitados ainda);

4.      Destes, 6,25 bilhões teriam se interessando de qualquer modo, isto é, não deixaram seus interesses no orgulho ou vaidade (fama, poder, riqueza, beleza) obnubilar suas ideias;

5.      Finalmente, último nível possível, 3,125 bilhões tirariam proveito e aprofundariam o pensar.

Resultado de imagem para curva do sino
Intensidade do pensamento: determinação e foco lógico satisfatório.
Rasíssimos.
Rasos.
Médios.
Profundos.
Profundíssimos.
2,5 % de descansados e aderentes.
90,0 %.
2,5 % de cansados e discípulos.

Não basta pensar. Pensar em podar a árvore, em levar o carro para a revisão, em consertar a fechadura, em preparar alimentos não tem nada de profundo, para atingir o núcleo é preciso acuidade, convergência, insistência, determinação, consultas, estudos constantes (para não repetir, ninguém da Terra quer redescobrir o fogo).

Agora repare que os livros já publicados, segundo o Google Livros e o Projeto Gutenberg, foram 150 milhões (cada qual pode ter vários volumes; e nem vale o número de cópias ou de edições), na melhor das hipóteses dos 3,125 bilhões, um livro por cada 21 indivíduos; e devemos levar em conta que alguns autores publicaram vários livros. Mesmo no melhor dos favorecimentos a relação pode ser de um para cada 100 humanos em tantos mil anos. Teríamos que levar em conta que a escrita não existe desde o começo, vem de 5,5 mil anos, alguém deveria fazer avaliação competente. Entretanto, desponta que NA MAIS FAVORÁVEL DAS CONDIÇÕES, a produção toda veio de menos de 1 % dos seres humanos. Mesmo levando em conta o não-publicado, o perdido e o contraposto, é pouquíssimo.

Não sei para você, para mim isso soa como muito preocupante: falta lógica capaz de pesquisar as bases, concatenar os dados, encadear assuntos, escrever passavelmente, oferecer linhas novas. Não sei como chegamos até agoraqui, tremo só de pensar no futuro!

Vitória, quinta-feira, 28 de junho de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário