sábado, 9 de junho de 2018


Investigando o Horário de Verão

 

Este ano decretaram de novo o horário de verão, que foi inventado nos EUA há 222 anos. Gabriel disse ter lido que vai poupar apenas 1 % da energia o adiantamento de uma hora de nossos relógios biológicos, equivalendo ao consumo de uma cidade como a de Campinas, São Paulo, que é grande.

É preciso realizar estudos de eficácia.

Por um lado ajuda um pouco, com prejuízo do relógio biológico de milhões; por outro lado evita a busca de soluções definitivas, inclusive o enfrentamento da questão da poupança e de uma chamada série ao povelite ou nação ou cultura. Seria o caso de a mídia (TV, Revista, Jornal, Livro-Editoria, Rádio, Internet) passar as décadas próximas educando as pessoas contra o desperdício: essa seria a atitude mais sensata.

Para resumir:

1.       Foi Benjamin Franklin quem pensou em 1784 nos EUA;

2.       Em 1907 certo Willett propôs na Inglaterra avançar os relógios 20 minutos;

3.      A Alemanha foi o primeiro país a adotar, em 1916, seguido pela Inglaterra; em 1918 foi a vez dos EUA;

4.      O Brasil adotou tardiamente em 1931 e nunca mais raciocinou sobre o assunto (há 75 anos).

Deste então estamos à mercê dele e dos indivíduos que no governo não conseguem raciocinar nem agir, pelo menos a contento.

O horário - ouvi na TV - faz com que muito mais gente saia cedo de carro, criando grandes engarrafamentos em São Paulo: qual é o outro lado da moeda do HV? Quanto desperdício ele cria em outros usos que não o elétrico? Para beneficiar as indústrias - evitando blecautes durante os horários de pico, de superuso industrial - submetem toda a nação a desconforto. É o Estado imperial mesmo.

Vitória, domingo, 17 de dezembro de 2006.

 

V/ERRÃO (no texto da CEMIG diz que está implantado em quase todos os países do mundo, mas em outro diz tê-lo sido somente em 30 de 200, 15 %, menos de 1/6)

Horário de verão
JOSÉ ROBERTO V. COSTA
Astronomia no Zênite
Entre zero hora de 16 de outubro de 2005 e zero hora de 19 de fevereiro de 2006 esteve em vigor nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso do Sul) do Brasil mais um horário de verão.
O Brasil é o ÚNICO PAÍS EQUATORIAL DO MUNDO que adota o horário de verão
Belo Horizonte, 17/12/2006
O que é o Horário de Verão?
O horário de verão é uma medida implantada com o objetivo de reduzir o consumo de energia e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, através do melhor aproveitamento da luz solar.

O que é?

O Horário de Verão consiste no adiantamento dos relógios para promover economia de energia elétrica com o aproveitamento da luz natural dos dias mais longos das estações de verão/primavera; nas estações de outono/inverno os relógios são atrasados, retornando assim ao horário habitual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário