domingo, 4 de março de 2018


Cines-Tutoriais

 

A GRANDE VANTAGEM DO CINEMA É A COLETIVIZAÇÃO (é a humanização implícita, partilhamento da racionalidade, além da tela grande, do apuro da imagem e outras)


Tenho vários tutoriais para computador em casa, mas assisti-los é relativamente penoso, porque devo avançar sozinho, sem poder perguntar para sanar dúvidas como nas aulas faríamos, com retroalimentação, alimentação circular com o professor e os colegas. Uma apresentação pública em telão ou tela de cinema, penso, seria muito mais proveitosa e poderia ser feita nos bairros - em escolas, em repartições, onde fosse - pelos governempresas, visando passar, digamos, o pacote do OFFICE (Access, Excel, InfoPath, Outlook, PowerPoint, Publisher, Word) e outros instrumentos de organização, centenas e até milhares de programas que as pessoas precisam e não podem pagar para obter em cursos especializados ou não têm tempo para acompanhar as demoradas aulas por semestres ou até anos.

Poderia ser numa daquelas praças que imaginei, digamos Praça-Tutorial, destinada a passar todo tipo de mensagens para um conjunto de bairros, uns 10 das redondezas, das vizinhanças, em células, de modo que os bairros dos limites poderiam escolher ir a dois ou três em volta, sempre o mais próximo. Quais seriam as necessidades básicas? Primeiro sondar, depois desenvolver as vídeo-aulas em consonância com as respostas e exigências dos espectadores, à medida que o processo fosse desenrolando. Fornecer uma apostila do curso dado seria bom; ela poderia ser vendida ou subsidiada pelos governempresas.

Com os anos e as décadas os encarregados poderiam se tornar muito proficientes naquilo que se propusessem fazer.

Vitória, sexta-feira, 04 de agosto de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário