quinta-feira, 22 de março de 2018


A Mulher dá uma Mãozinha

 

Estando aqui 60 dias a caminho de Portugal, minha filha Clara conseguiu pegar no Torrent (que para mim é torturante) esse filme que estou tentando assistir há dois anos, Altamira, com Antonio Banderas fazendo o papel de dom Marcelino Sanz Sautuola y Pedrueca (espanhol, 1831-1888, entre datas 57 anos), o descobridor das cavernas que foi ridicularizado como falsificador, só 20 anos após a morte sendo reconhecida a veracidade dos fatos.

MARCELINO E A FILHA, MARIA, QUE O ACOMPANHOU NA DESCOBERTA

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ALTAMIRA FICA NA CANTÁBRIA, ESPANHA (no filme dizem que tem mais de 10 mil anos, era o que conseguiam calcular, mas desde então dataram em 37 mil anos)

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A personagem Conchita é feita pela iraniana Golshifteh Farahani, nome artístico de Rahavard Farahani (1983), muito bonita. No filme é a esposa que nas cenas finais vai com dom Marcelino ver as pinturas e como que acidentalmente coloca a mão pequena dela na mão impressa pelos primitivos e diz, “veja, mão de mulher” ou algo assim, o que resolveu um enigma que me encucou durante vários anos no MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens: 1) primeiro assumi que tinha sido as mulheres, mas se elas ficavam nas cavernas com 80 a 90 % de todos, indo de 20 a 10 % de homens, como poderiam desenhar os animais? 2) identifiquei em seguida o processo com os caçadores, porém quando arranjariam tempo para fazê-lo se iam sempre caçar e pescar?

Só as mulheres tinham às mãos os barros, os limos, os tons, as cores vindas de suas tarefas diárias, por exemplo, de confeccionar potes. Só elas tinham tempo “sobrando”, com todos aqueles bebês. E estavam determinadas a ensinar a seus queridos garotinhos a maioridade sem enviá-los para morrer cedo.

Quando a personagem falou aquilo (não sei de onde veio, se foi verdade ou invenção do escritor), tudo se iluminou:

2) eram os homens que caçavam, certo, mas eles traziam as peles e as carnes que elas curtiam para cobrir no inverno aquele tanto de gente (fator adicional para perder os pelos). Viam as peles, os ossos, os tendões, que examinavam pacientemente e, é claro, indagavam aos caçadores;

1) como em tudo, havia companheirismo quando eles guiavam-nas nos erros, porque só eles viam os animais em atividades mecânicas, de movimento.

Então, eis a explicação: foram elas que pintaram, mas com a cumplicidade deles. Era uma escola, espécie de cinema feito em casa para proveito dos garotinhos e inveja e admiração das menininhas.

Vitória, quinta-feira, 22 de março de 2018.

GAVA.

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