sábado, 10 de março de 2018


Arrabal e o Interior

 

Arrabal continua sendo encenado porque fala do ser humano, de todos os seres humanos, de nossa angústia impotente diante do opressor e sua fúria. Nós gritamos de dor por não querermos e não podermos ser como os rudes, os violentos e os cruéis em resposta a eles.

Contudo, em relação às angústias atuais de cada povo e cada nação é preciso fazer localmente o esforço de trans-literação, de passar às letras os sentimentos, de expressá-los, porque só assim esses sentimentos trarão de dentro de cada qual as respostas particulares. É preciso que cada um esprema SEU PUS, que esvazie seu tumor. O interior especial de cada PESSOA (indivíduo, família, grupo, empresa) e AMBIENTE (cidade-município, estado, nação, mundo) não pode ser expresso desde fora senão parcialmente pelo apelo à racionalidade e à sentimentalidade de fundo comum, humano.

Porisso é preciso que cada estado construa o seu Arrabal, seja capaz de levar do cotidiano às telas ou ao palco a dor e o sofrimento SEU.

Vitória, sexta-feira, 25 de agosto de 2006.

 

ARRABAL ESTÁ COM 74 ANOS (dele encenamos lá por 1976 Guernica; vão trazê-lo ao Espírito Santo)

Arrabal, Fernando (1932- ), escritor e dramaturgo espanhol de expressão hispano-francesa, fundador do chamado “teatro pânico”. Nascido em Melilha, estudou Direito em Madri. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

GUERNICA

Guernika, de Fernando Arrabal. O legendário quadro Guernica, de Pablo Picasso, inspira esta montagem dirigida por Manuel Guerreiro.
José da Silva Dias (Rio de Janeiro RJ 1948). Cenógrafo. Cria importantes cenografias para diretores representativos da década de 80, principalmente Moacyr Góes e Aderbal Freire Filho (Aderbal Junior).

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