quarta-feira, 21 de março de 2018


Da Terra Quem Seria Considerado Grande?

 

MIGUEL DEPES TALLON (era de Cachoeiro de Itapemirim, como nós, foi aluno contemporâneo de meus irmãos no Liceu de lá, embora o irmão mais velho fosse de 1943 e o outro de 1946)

Resultado de imagem para miguel depes tallon
MIGUEL DEPES TALLON. (1948-1999). Poeta, romancista, historiador e advogado espírito-santense, professor universitário da UFES, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim. Sua obra poética principal foi reunida e publicada em 1999, pelas Edições Galo Branco, do Rio de Janeiro, com o patrocínio do Instituto Histórico e ...

Ele estava gordo (como eu também então, porém mais), perguntei-lhe por que não fazia regime, ele me disse: “quando eu morrer quero que coloquem uma placa: aqui jaz um homem que viveu 400 anos”, o que sempre cito, uma homenagem de amigos – 51 anos é pouco, Miguel.

No Bar Copa 70 (recebeu esse nome por conta da copa, mas existia desde antes, década dos 1960, situado mais atrás de onde está ainda hoje, gerido agora pelo filho), do David (também já falecido), em Jucutuquara, Vitória, perguntei a ele se poderia citar de Cachoeiro pelo menos cinco personagens famosos no Brasil inteiro e ele passou de 20.

EXATAMENTE ESTE, AV. PAULINO MÜLLER, DE ESQUINA

Fecha às segundas.

Quantas pessoas do Brasil são significativas para o mundo inteiro? E assim por diante todas as perguntas. Quantas pessoas do planeta foram julgadas significantes (na época e agora, passadas as décadas)?

Não há muitas biografias (mesmo curtíssimas) nas enciclopédias, para um mundo onde se supõe tenham nascido 100 bilhões de nós, estando vivos (a caminho de) oito bilhões, são pouquíssimas, o que há mesmo é gente que nas várias áreas do Conhecimento e em tudo mesmo são medíocres. Depois falam que os gênios não são necessários: se fosse assim não estariam listados todos, ou pelo menos muito mais? Mesmo a Web de agora permitindo colocar zilhões, há poucos, continua havendo poucos.

Vitória, quarta-feira, 21 de março de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário