sexta-feira, 16 de março de 2018


Interpretação Literal e Metafórica

 

Há uma briga terrível entre os que pregam obediência literal à Bíblia (dita Velho e Novo Testamento; na realidade, como afirmei, há a Bíblia e o Testamento) e os que a interpretam: aqui ela quer dizer isso e ali quer dizer aquilo.

Os literais parecem os idiotas na história, mas não são, são os mais fervorosos, os que amam verdadeiramente, os que esperam das passagens (por vezes as mais estrambóticas ou extravagantes) uma explicação divina, vinda diretamente de Deus. Enquanto isso esperam e esperam. Os metafóricos são os apressados, eles querem crer e vão fazendo adaptações de Deus a si, não confiam inteiramente, precisam torcer ligeira ou profundamente os sentidos para que eles caibam em suas consciências parciais geo-históricas, quando e onde estiveram LAL (longitude, altitude, latitude).

São como os estafetas ou carteiros ou boys da firma, que abrem a carta com documento e o interpretam a seu jeito, desconfiando do CEO ou presidente e de seu conselho e acreditando ter mais conhecimento para entender o conteúdo da missão.

Também podem ser extraídas metáforas dos conjuntos, dos capítulos, das passagens, mas elas são extra divinas, são humanas, racionais, voluntariosas, interesseiras, do leitor, e podem existir aos bilhões, tantas quanto os indivíduos, criando seitas e divisões, como as 50 mil que foram criadas em 500 anos no seio da Cristandade universal por gente tola destinada a ser queimada como o joio que não serve para comer.

Eles interpretam a seu gosto, “para caber” em suas convicções, mas não é isso que está dito, o que está dito é a palavra pura. Se ela foi distorcida antes da leitura é outra coisa. Só saberemos, só conseguiremos entender mesmo quando o próprio Deus disser (não existe Deus impróprio, mas a gente quer dizer “em presença”).

VEJAMOS O QUE FOI ESCRITO (há várias interpretações, não vou busca-las, coloco as minhas)

PASSAGEM.
VEJAMOS.
INTERPRETAÇÃO.
“Vossos olhos se abrirão”. Gênesis, 3:5.
Sinal que Adão e Eva tinham olhos, mas não viam como vemos, tinham-nos fechados; nem precisavam abri-los, pois estavam dentro do Paraíso = SENHOR, e viam tudo como ele via, verdadeiramente, integralmente.
Os olhos são separados: pode significar que veriam os pares polares opostos-complementares e não mais suas reuniões em tríades; perderão a capacidade de enxergar a verdade; os problemas e não as soluções, inclusive as dos nodos agnosiológicos (queira ver).
“Fez para eles umas vestes”. Gen., 3:7.
Sinal que não havia estações, nem frio nem quente, tudo perfeitamente ajustado aos corpomentes deles.
Deus os protegeu dos descontroles e oscilações de temperatura.
Adão e Eva expulsos do Paraíso.
Expulsos quer literalmente dizer postos para fora, não quer dizer gentilmente convidados a sair.
Como já disse, nas imagens Paraíso e Terra são contíguos, ao passar o portão eles perdem a condição de reconhecer o primeiro, que fica na Terra mesmo.
Guardiões postos diante do portão com espadas de fogo.
Se são guardiões postos por Deus, são de Deus, não podem ser enfrentados sem trágicas consequências.
Estão defendendo contra a volta e reagirão com batalha e guerra contra os violadores. Como Paraíso e Terra convivem espacial-temporalmente, os guardas estão (invisíveis) na Terra.
Adão e Eva viviam em comunhão com os animais (Internet).
Ninguém pode viver em comunhão com a refeição, sinal que não comiam, não tinham necessidade disso (a maçã foi o primeiro alimento, e envenenado).
A Web diz que houve um período vegetariano dos filhos de ambos, já na Terra: dificilmente, porque Caim era plantador e Abel era pastor, matou animais e fez um churrasco, cujo cheiro “subiu aos céus” e agradou a Deus.
Árvore da Vida e Árvore do Conhecimento.
Eram duas “no centro do Paraíso” (= SENHOR). Adão e Eva abriram o conhecimento (como Pandora no mito grego), restando somente a esperança de um dia equilibrar.
Vida = VERDADE, conhecimento é o dos pares polares, das oposições, dos confrontos, das disputas. Eles “abriram os olhos” para esse enfrentamento, para o orgulho (poder, beleza, riqueza, fama).

Pode ser de um jeito ou de outros, temos de esperar Deus voltar para perguntar diretamente a ele. Entretanto, pululam as interpretações, inclusive as minhas. No conjunto mais de baixo, parece que o que está sendo dito é que os racionais, em lugar nenhum do universo, conseguirão por si mesmos ver a Verdade (na Rede Cognata, = VIDA = LEI = TAO e segue).

Em resumo, os literais não são tolos, estão longe de sê-lo, recusam-se a acreditar nos desvios como sendo promissores, como trilhas e atalhos para chegar mais cedo ao destino. Podem ter sido enganados por inventores ou copistas, ou talvez não.

Vitória, sexta-feira, 16 de março de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário