sábado, 10 de março de 2018


As Duas Mortes do Mártir

 

Quando o mártir morreu a morte-pública ele já morreu a morte-privada faz tempo até: ele renuncia a si em nome da Fé e de sua crença em Deus ou o que for muito antes de renunciar aos outros em seu assassinato.

DO DICIONÁRIO AURÉLIO SÉCULO XXI

[Do gr. martWrion, 'testemunho', pelo lat. ecles. martyriu.] S. m. 1. Sofrimento ou suplício de mártir. 2. Tormento ou grande sofrimento. 3. Bot.  Arbusto da família das euforbiáceas (Euphorbia splendens).

É evidente que a morte do mártir, seu suplício, vem dele ver nitidamente, racionalmente, ou sentir que o “eu” é parcial, é contido em suas potências, não pode acessar A Verdade que deve estar alhures em poder do não-finito ou do que for; portanto, assim incompleto, ele renuncia às suas pretensões de sabedoria e morre aqui como forma de alcançar o Céu ou o que for, conforme sua crença. Pois o mundo se torna insuficiente, não-suficiente; o mártir se sente inacabado. A “vida de lá” parece-lhe maior e ele renuncia a si, porque esse “si” é menor que as potências maiores. Então, quando o matam publicamente ele já está morto antes. Ainda é assassinato, ainda é nobre, mas ele já está “morto de si”, já não tem mais eu. Ele cede sua vida como testemunho aos que ficam.

Vitória, sexta-feira, 25 de agosto de 2006.

 

MÁRTIRES

Doutrina Católica e Catecismo
Martírio
Algumas considerações sobre o martírio
Em face desse sinistro quadro, uma pergunta vem à mente: serão mártires todos os católicos mortos nessas lutas e perseguições?
Para responder a tal pergunta, é útil resumir brevemente aqui a doutrina católica sobre a matéria.

Mártir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Historicamente, um mártir é uma pessoa que morre por sua fé religiosa.
Historicamente, a morte por uma fé ganhou outros conceitos, como morrer patriotamente pela liberdade, a independência ou a autonomia de um povo, por um ideal social ou até mesmo em uma guerra.

Etimologia

Mártir vem do grego martys, palavra grega para "testemunha".
O Mártir e o Santo no Mundo Cristão
Com a revolução da cruz, ocorre a completa transformação dos valores da cultura ocidental como até então era conhecida. A conversão do mundo romano ao cristianismo, a partir do século IV, provoca, como não poderia deixar de ser, uma radical alteração dos paradigmas. As idolatrias devidas aos heróis e o venerável respeito que os homens sábios gozavam no mundo pagão foram sucedidas pelas do mártir e do homem santo, que, durante toda a Idade Média, irão dominar o cenário simbólico dos jovens como um exemplo a ser seguido por todos.
Padre Davi Francisquini
Numa época como a nossa, na qual se afirma estarem sendo eliminados todos os "preconceitos", em que as minorias discriminadas se emancipam e adquirem seus direitos, poucos se dão conta de um fato: em muitos lugares, retornou-se praticamente à época das grandes perseguições religiosas. Isso não é exagero. Basta ler uma resenha do que está ocorrendo em várias partes do mundo, para que se comprove essa afirmação.

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