quarta-feira, 6 de dezembro de 2017


Brasil Iletrado

 

                            Dizem das pessoas que não sabem ler que elas são “iletradas”, não possuem as letras, a capacidade de leitura. Vê-se abaixo, como sempre, que o Brasil possui um dos maiores índices de analfabetismo do mundo, mas aqui não quero discutir isso e sim as proposições do modelo.

                            QUATRO GÊNEROS DE AUSÊNCIA DAS LETRAS

·       DOIS INTERNOS (relativos ao conteúdo):

1.       De saber ler as palavras (entendimento do alfabeto);

2.       De entender o que está dizendo o texto;

·       DOIS EXTERNOS (relativos à forma):

1.       Do ato de escrever (caligrafia);

2.       Da língua (correção gramatical e sintática, palavras e frases, partículas e campos).

O modelo coloca tudo em sete níveis, sendo dois pseudo-modos montadores, um modo central de onde tudo sai e quatro modos verdadeiros. Assim, poderíamos classificar de 1 a 7 ou pelo menos de 1 a 4, ou seja, ENTENDER O TEXTO teria quatro níveis de profundidade (coincidindo com os conhecimentos: mágicos-artísticos, teológicos-religiosos, filosóficos-ideológicos, científicos-técnicos; o central é o matemático).

Se nos ativermos a apenas 4 teremos 44 = 16 x 16 = 256 níveis e ninguém é perfeito assim. Não é só o Brasil que é iletrado neste sentido mais perfeito, é o mundo inteiro.

Vitória, agosto de 2005.

 

ANALFABETIZAÇÃO NO BRASIL (todos os anos o Brasil produz mais analfabetos)

Brasil está entre os 12 países com mais analfabetos
O Globo - 10/11/2005
O Brasil é um dos 12 países que concentram 75% dos analfabetos jovens e adultos no mundo, diz relatório divulgado ontem pela Organização das Nações para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Brasil é 71º em qualidade da educação
A Tarde (BA) - Lisandra Paraguassu | 10.11.2005 | 16h21
O Brasil corre o risco de não atingir parte das metas de educação traçadas em 2000 pelas Nações Unidas no encontro Educação para Todos. Apesar de ter posto a maior parte das crianças na escola, o País ainda peca pela falta de qualidade na educação e por ter dificuldades de alfabetizar adultos. Entre 121 países, o Brasil aparece em 71º lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário