quinta-feira, 7 de dezembro de 2017


Atlas do Pluriverso

 

AS CINCO FORÇAS MAPEADORAS

·       Gravinercial (gravitacional + inercial);

·       Elétrica;

·       Magnética;

·       Fraca;

·       Forte.

ESPECTRO E RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA

Espectro, série de cores semelhantes a um arco-íris nesta ordem: violeta, azul, verde, amarelo, alaranjado e vermelho. Produz-se ao se dividir uma luz composta, como a luz branca, em suas cores constituintes. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Radiação eletromagnética, ondas produzidas pela oscilação ou aceleração de uma carga elétrica. Essas ondas têm componentes elétricos e magnéticos. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Usando a paralaxe podem-se medir distâncias de objetos a até 3,26 anos-luz, que é chamado PARSEC (par second, por segundo de arco), mas além do parsec não dá e ele nem chega à estrela mais próxima, Alfa do Centauro, que está a mais de 4,0 AL. Os tecnocientistas usam outras disposições. Vai daqui, vali dali, estão admiravelmente apurando tais medidas, com o quê podem ser construídos os primeiros Atlas tridimensionais, especialmente porque a luz declina com o quadrado da distância. Mesmo não sendo possível ver em 3D dentro de uma sala, pode-se imitar na tela, com ou sem óculos de efeito, simbolizando em 2D a terceira dimensão.

QUANDO HOUVER 3D REAL

© Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Confecção de um holograma
Os hologramas são confeccionados a partir da exposição de um fragmento de filme à luz de um laser, que sofre uma dispersão pelo objeto que se deseja reproduzir.  Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Causaria um impacto tremendo poder ver o universo tanto na imagem-passada de agora em que vemos no tempo quanto na projeção da evolução dos objetos todos (universo, superaglomerados, aglomerados, galáxias, constelações, sistemas estelares – em particular o sistema solar – e a Terra). Precisamos sair do ovo cósmico, o que exige coragem de olhar para fora, para o grande vazio que está lá.

Vitória, sábado, 10 de dezembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário