segunda-feira, 11 de dezembro de 2017


As Águas de 65 que Invadiram a África

 

ONDE BATEU O METEORITO HÁ 65 MILHÕES DE ANOS... (Península do Iucatã no México)


Naturalmente as ondas gigantescas se propagaram pelo mundo inteiro e giraram em volta dele durante muito tempo várias vezes.

... E ESSA COSTA AQUI FOI VARRIDA PELAS TEMPESTADES PRIMÁRIAS (a diferença toda, no que toca, é que os primatas que nos dariam origem estavam vivos – como o modelo mostrou – desde 100 milhões de anos atrás e foram pegos em cheio na queda de 65 milhões de anos que extinguiu 70 % das espécies). Devem existir montanhas no Oeste da África que barraram o avanço destruidor das ondas ou não estaríamos aqui para contar a geo-história, porque precisavam passar mais 55 milhões de anos antes dos hominídeos surgirem, quando os primatas adentraram o Vale da Grande Greta – nossa! – no Leste africano.


DISTÂNCIA QUE AS ONDAS PERCORRERAM (é preciso calcular a altura que tinham, quanto avançaram para dentro, em que velocidade, o que destruíram no caminho). Bateram na África e refluíram na direção-sentido do Brasil, indo e retornando varais vezes, até amortecerem.


BATERAM DIRETAMENTE AQUI (foram mais fortes nos EUA, mas a primeira grande onda para a direita bateu neste lugar; os rastros dessa onda gigante devem estar ainda por lá e possivelmente podem ser detectados). As ondas desceram mais para o Sul e atingiram a África mais para baixo, onde estavam os que nos teriam como descendentes.


A GRANDE GRETA QUE NOS PARIU ESTAVA À DIREITA (está marcada pelo arco e o Lago Vitória pela bola)


Certamente as ondas de muitas centenas de metros de altura entraram bem para dentro nas terras africanas e devastaram as florestas, arrasando-as em centenas de milhares de quilômetros quadrados.

ESSA REGIÃO FOI MUITO AFETADA (com a esperada barreira de montanhas à esquerda; a questão precisa ser avaliada pela computação gráfica e a modelação de equações)


Isso foi há 65 milhões de anos, mas não devemos esquecer que no relógio de 26 milhões de anos aconteceram outras duas quedas gigantes há 39 e há 13 milhões de anos, que não atinamos onde estejam; suas ondas foram outras e bateram em outros lugares.

Em resumo, a tremenda destrutividade das ondas ameaçou-nos diretamente, através de nossos parentes primatas, os chimpanzés, que devem ter sido abalados antes da metade de sua duração de 100 milhões de anos. Quase foram para o brejo. Teria sido o fim antes de começarmos. Felizmente, também, elas bateram do Marrocos à Libéria, entrando a maior parte no Saara de então e inundando tudo. Durante muito tempo deve ter sido um pantanal de água salgada insalubre, venenosa, imprópria para a vida de terra.

Vitória, sábado, 17 de dezembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário