Universidade da Criatividade
Fernando
Dolabela diz em seu livro, Oficina do Empreendedor (A metodologia de
ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza), São Paulo, Cultura,
1999, p. 125: “A criatividade compreende o ciclo
cujas etapas são a descoberta, a invenção, a inovação, a melhoria e o processo
de mudanças. Ela é fundamental para a identificação de novos paradigmas que
poderão configurar uma oportunidade de negócio, bem como para a concepção de um
produto ou serviço com vantagens competitivas”, (colorido meu) do
que me veio a idéia da UC.
Não
uma faculdade tradicional, das chamadas Exatas ou Humanas ou Letras, ou o que
for, não criatividade ensinada em engenharia mecânica ou em odontologia, ou
onde for, mas CRIATIVIDADE em si mesma, como ensinam nas artes (as até agora
identificadas 22 tecnartes), todas as técnicas, até que tendo amadurecido as
pessoas possam largar as muletas do aprendizado para ousar por si mesmas.
Ensinar
(e aprender das) as pessoas (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e
ambientes (municípios/cidades, estados, nações e mundo) a serem criativas (os),
a adotarem constantemente a postura de buscar as novidades elegantes, belas,
apuradas, esplêndidas. Um lugar necessariamente belo, com muitas esculturas
geológicas distintas (morros, pedras, córrego, lagoa) e esculturas
biológicas/p.2 (árvores, fungos, animais) para assentar ali os pesquisadores
& desenvolvedores teóricos & práticos da Nova Criatividade, digamos
assim.
Com
endereços reais e virtuais, com grandes canais de trânsito para transferência
maciça de info-controle de dentro para fora e de fora para dentro,
investindo-se realmente muito, muito, muito, pois todas as nações dependem da
criatividade para sair dos atoleiros em que se metem de vez em quando.
Dessa
primeira, central, outras seriam implantadas nos estados, uma filial pelo
menos, para efeito multiplicativo não só sobre as empresas, mas sobre os
fazeres gerais do povelite ou nação, e dos governempresas
politicadministrativos.
Vitória, sábado, 14 de dezembro de 2002.