terça-feira, 5 de junho de 2018


A Austrália Escavada

 

Contando sobre os três gigantes da Austrália no posto fiscal alguém falou da dificuldade das escavações: de fato, será preciso consorciar as empresas com suporte governamental, porque elas sozinhas - mesmo as mineradoras sendo grandes - não conseguirão escavar tudo, até porque (com muita justiça) existe a defesa ambiental.

TRÊS BURACÕES (parece haver muitos, mas será preciso detalhar)


Agora, imagine só escavar um país inteiro de muitos milhões de quilômetros quadrados (7,7 milhões de km2), esburacar todo o solo! Em primeiro lugar a gritaria dos ecologistas e conservacionistas será grande, muito acertadamente. Depois, há o problema de logística, de organização geral: de entrada das máquinas, de saída dos produtos, dos buracões de escavação, da terra a deslocar e acomodar e assim por diante. Pense em milhares e até centenas de milhares de homens de todas as partes do mundo, a babel de línguas, a confusão tremenda das fronteiras extrativistas e tudo mais: Serra Pelada terá sido o paraíso perto daquilo.

EMBORA A AUSTRÁLIA SEJA MAIS ORGANIZADA... (ela será invadida por milhares de trabalhadores CONTRATADOS por suas empresas, com pressão de aceitação por elas)


Em resumo, as perspectivas são de transformação em áreas conflituosas, com muitas mortes.

Vitória, sexta-feira, 08 de dezembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário