terça-feira, 5 de junho de 2018


A Loba e os Filhotes que Cachorros Viraram

 

Houve um momento em que não existiam cães e depois outro em que começaram a existir, a interface entre sim e não; em algum ponto do globo e em algum tempo um homem (pois os cachorros são instrumentos de caça, nitidamente treinados pelos homens) se aproximou e cativou a loba e os filhotes, adotando-os e dando-lhes de comer. A diferença abaixo não parece grande, mas é aquela entre podermos ter permanecido uma tribo pequena e estarmos onde estamos hoje, pois os cães abriram caminho para nós e morreram aos milhares, aos milhões para isso.

lobas
cães

Como sabemos que foi uma loba e filhotes?

Porque era preciso ter ninhadas sucessivas. O lobo não tem dependências, não tem filhotes que alimentar com seu leite, não precisa comer senão por si e morrer; a loba precisa comer por si e pelos filhotes – ela se preservará para dar continuidade a eles. E com eles poderia ter filhos, assim como as lobinhas irmãs deles (o que terá iniciado recessão). A loba é frágil na dependência dos lobinhos e lobinhas, porém o macho, não, este guerreará até morrer. Então, todos os cães de hoje descendem dessa loba que renunciou a si para preservar os filhos e filhas.

Em algum momento no meio da neve lá por perto do “compridinho da Ásia”, o lago Baikal, um homem ou grupo deles se aproximou e recolheu a loba e os filhotes; e tudo veio disso, desse gesto de compaixão, todo o futuro esplendoroso (ou tenebroso, como o queiramos ver) da humanidade.

Vitória, sexta-feira, 08 de dezembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário