quinta-feira, 8 de março de 2018


Gen-Ética

 

Danuza Leão disse que se no Brasil não respeitam nem a etiqueta, que é a pequena ética, quanto mais a grande!

Nós não precisamos de uma ética especial para a genética ou dessa bioética de que estão falando aí: a escada grande tem todos os degraus da pequena, como dizia meu pai de outra forma. Não é preciso especializar, o que serve para todos serve para cada um, bastando dar destino particular. Uma ética-dos-genes não é incabível como subdivisão, mas se você estudar a Ética, a grande etiqueta, verá que dentro dela cabe o seu particular interesse e ainda sobra para ligar com os outros. Acaso se dedique a uma ética-da-biologia terá a mesma oportunidade de manter-se ligado com o rio principal, fazendo parte de uma grande bacia coletiva e coletora.

As criaturas desvencilham-se da corrente menor achando que estão empurrando algo adiante e muito adiante; na realidade, ao fragmentar, enfraquecem a corrente principal que seria caudalosa e poderia arrastar as adversidades encontradas pelo caminho – se o grande rio segue o caminho inverso não apenas enfrenta a gravidade como também se reduzirá a um punhado de filetes separados até cada fonte, tornando-se sempre mais fraco.

Vitória, quinta-feira, 17 de agosto de 2006.

 

BIOÉTICA (uma particularização inútil)

Bioética

Porto Alegre/Brasil
Atualizado em
16/08/2006

"Além das nuvens,
 o céu é sempre azul."
Cícero Marcos Teixeira
© Goldim/1997-2006

A GRANDE ETIQUETA É A ÉTICA (no dicionário Aurélio Século XXI, na Encarta e na Internet)

[Do lat. ethica < gr. ethiké.] S. f. Filos. 1. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. [Cf. bem (1) e moral (1).]
Ética
Ética, princípios ou pautas da conduta humana, também denominada filosofia moral. Como ramo da filosofia, é considerada uma ciência normativa. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Afinal, o Que é Ética?
"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed. Brasiliense, 1993, p.7)
O que é Ética
A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
Ética
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A ética (palavra originada diretamente do latim ethica, e indiretamente do grego ηθική, ethiké) é um ramo da filosofia, e um sub-ramo da axiologia, que estuda a natureza do que consideramos adequado e moralmente correto. Pode-se afirmar também que Ética é, portanto, uma Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana.

DANUZA É ESSA MOÇA DE 72 ANOS AÍ

Biografia
Na chuva com
Danuza Leão
A cronista, que jamais usa
guarda-chuvas, conta a
intensa história de sua vida
Aziz Filho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário