domingo, 10 de dezembro de 2017


Reunindo Osíris

 

De repente comecei a pensar que fazer o modelo foi como reunir as partes de Osíris de forma a recompor o Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática), as 22 tecnartes, a pontescada técnica e a pontescada científica, as bandeiras e chaves do modelo e assim por diante.

Isso não é nenhuma declaração orgulhosa, pelo contrário, o mundo é muito vasto para qualquer um.

Entrementes, de certo modo a reconstrução do Conhecimento pelos tecnocientistas é exatamente isso (se ele dispõe de 14 partes não sei, coloquei doze); toda tarefa dos pesquisadores parece ser exatamente essa. Osíris era o Senhor dos Mortos, na Rede Cognata SENHOR DOS MODELOS = PRIMEIRO DOS MODELADORES = PRIMEIRO DOS MOTORES e assim por diante.

Vitória, quinta-feira, 08 de dezembro de 2005.

 

A LENDA DE OSÍRIS COMO REFERÊNCIA

A Lenda de Osíris é um dos mais antigos e importantes mitos no Egito e na religião egípcia. O mito define a posição de Osíris como senhor dos mortos e do Submundo e o direito de Hórus (e de todos os faraós) ao trono. Também exibe os poderes e deveres de outros deuses e o seu grande adversário, Seth. Com a generosa idade desta lenda e escassez de versões completas, é mostrada aqui uma versão criada por David C. Scott, a partir de passagens de vários documentos e fontes.
História - Antiga e medieval
A lenda de Osíris Atribui-se também à sua religião a ideia do deus morto e redivivo, reproduzida na lenda de Osíris: a história do deus morto à traição pelo seu perverso irmão Seth, o "Caim" dos egípcios. Essa história era uma representação simbólica das fases de estiagem do Nilo, quando em dezembro ele se encolhia. Osíris, todavia, ressuscitava voltando à vida, transbordando das suas margens e propiciando com seu humo as prodigiosas colheitas por todo o lugar onde passava.
 
Religião
Os egípcios eram politeístas. Adoravam vários deuses, em cerimônias patrocinadas pelo estado ou pelo povo. Geralmente os deuses possuíam formas de animais (zoomorfismo) ou uma mistura de homem e animal (antropozoomorfismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário