quinta-feira, 4 de janeiro de 2018


Vida Distrital

 

DISTRITO DE BURARAMA, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM


A cidade é a capital do município, como já disse, e a vila é a capital do distrito: a idéia que quase todos têm no Brasil é de crescimento da vila até ela se transformar em cidade e ser “emancipada”, enquanto na Itália, na Índia e em outros lugares há vilas que prosseguem com esse status há séculos, senão milênios. Jericó, em Israel, mesmo depois de 11 milênios não tem mais que cinco mil habitantes, embora possa ter sido maior.

Eu tinha essa idéia de melhorar a vida das pessoas através da urbanização, mas nem sempre esta opção é o melhor a acontecer; e a soma zero dos pares polares oposto-complementares diz que devem mesmo continuar 50/50, quer dizer, os distritos como tais, sem se assemelharem a cidades. Há gente que gosta da vida exatamente assim. Desse modo a vida do distrito deve ser DISTRITALMENTE desenvolvida, ao modo pequeno, miúdo, simples. As cidades que inchem, lá numa extremidade, enquanto os distritos continuam como roças mesmo, com aquela vida pacata característica que tanto agrada a alguns (inclusive a mim).

Os governempresas devem desenvolver uma POLÍTICADMINISTRAÇÃO DISTRITAL própria dos distritos, até mesmo implantando aquela idéia da PREFEITURA DO MUNICÍPIO (junto com a da cidade, que já existe).
Vitória, segunda-feira, 30 de janeiro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário