domingo, 28 de janeiro de 2018


Síncope do Cê-Bola

 

A questão não é somente ser um desses sólidos (veja o artigo anterior deste Livro 164, As Camadas do Cê-Bola), conforme Platão colocou, mas ser UM, UM SÓ, de tal modo que ao somarem-se as “bolas” (poliedros) as faces devem se fechar perfeitamente uma contra a outra sob a tremenda pressão do Grande Esmigalhamento ou Síncope ou Big Crunch, a maior que pode haver, correspondente a toda a materenergia do presente universo Uo; e ao fazê-lo TUDO deve desaparecer, pois nada havia antes de ser aberto. Ou seja, o casamento perfeito face-a-face levará ao cancelamento mútuo de toda a semente mínima que contém toda a materenergia expandida com o universo-duplo.

A densidade deve se tornar zero.

Quando todas as faces estiverem alinhadas duas-a-duas haverá fusão completa e a semente desaparecerá, deixando o horizonte local completamente limpo, liso como fora no começo, antes da Grande Explosão ou Barulhão ou Big Bang. Se for qualquer outra não haverá fechamento completo. Para a dimensão do cê-bola (que é minúscula, 10-35 m) a semente de 10-9 m é imensa e deve parecer uma esfera perfeita: quando tal esfera for aprontada ela entrará em colapso e desaparecerá no nada, dissolvendo-se.

É preciso calcular qual dos sólidos produzirá tal efeito; o que o fizer deverá ser o desenho do cê-bola, a central gravinércia. Os demais constituem as quatro forças (elétrica, magnética, fraca e forte). Ademais, o cê-bola é oco por dentro, pois ele poderia ser de qualquer dimensão; as faces são indestrutíveis e nenhuma tensão menor que a de toda a materenergia faria colapsar o interior oco.

Vitória, terça-feira, 02 de maio de 2006.

 

POLIEDROS REGULARES

Sólidos de Platão
Já mencionamos aqui que o triângulo eqüilátero é o mais simples dos polígonos regulares. Assim, é fácil ver que o tetraedro, como possui quatro triângulos eqüiláteros como faces, é o análogo tridimensional do triângulo eqüilátero. Ou seja, ele é o mais simples dos poliedros, já que possui o menor número possível de faces que é capaz de englobar uma parte do espaço tridimensional.
Mas além do triângulo, outros dois tipos de polígonos regulares são utilizados na construção dos sólidos de Platão: quadrados e pentágonos. Assim,
·       Seis quadrados formam o cubo
·       Oito triângulos eqüiláteros formam o octaedro
·       Doze pentágonos formam o dodecaedro
·       Vinte triângulos eqüiláteros formam o icosaedro
Além disso, o famoso livro de Euclides termina com a demonstração de que existem somente cinco poliedros regulares. Na verdade, não é necessária uma prova extremamente formal para nos convencermos deste fato. Mas antes, uma definição: um polígono é dito convexo se nenhum de seus ângulos internos é maior que 180º. Analogamente, um poliedro é convexo se nenhum de seus ângulos diedrais (formados pela interseção de duas faces) é maior que 180º. Logo, um poliedro com reentrâncias é dito não-convexo ou côncavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário