O Programa de
Ensinaprendizado e o Humano no Modelo
Na página 76 de seu livro A Cabeça Bem Feita, Rio de Janeiro,
Bertrand Brasil, 2004 Edgar Morin diz:
“Para compreender o que insere o
homem no mundo físico e vivo, e o que o diferencia dele, seria contada a
aventura cósmica, tal como podemos discerni-la atualmente (com indicações do
que é hipotético, do que é desconhecido, do que é misterioso): a formação das
partículas, a aglomeração da matéria em protogaláxias; depois a formação das
galáxias e estrelas, a formação dos átomos de carbono entre os céus
anteriores ao nosso; depois, a constituição de macromoléculas na terra,
provavelmente com o concurso de materiais vindos de meteoritos. O problema do
nascimento da vida seria exposto (com seus enigmas apontados no capítulo 5,
p. 57), seguido das ramificações de seus desenvolvimentos evolutivos’.
‘A partir da aventura da hominização
(com indicação de todos os enigmas que ainda encerra), seria colocado o
problema do surgimento do Homo sapiens, da cultura, da linguagem, do
pensamento, o que permitiria introduzir a Psicologia e a Sociologia’.
‘As aulas de conexão
bioantropológicas deverão ser dadas com a indicação de que o homem é, ao
mesmo tempo, totalmente biológico e totalmente cultural, e que o cérebro
estudado em Biologia e a mente estudada em Psicologia são duas faces de uma
mesmo a realidade, destacando-se o fato de que o surgimento da mente supõe a
linguagem e a cultura’.
‘Assim, desde a escola primária,
dar-se-ia início a um percurso que ligaria a indagação sobre a condição
humana à indagação sobre o mundo”.
|
Nisso vi o modelo, só que este é
melhor.
O
CONHECIMENTO DO MODELO
1. Magia-Arte
|
|
2. Teologia-Religião
|
|
0. Matemática
|
|
3. Filosofia-Ideologia
|
|
4. Ciência-Técnica
|
A
PONTESCADA CIENTÍFICA
|
Dialógica-.6
|
||||
|
Cosmologia-p.5
|
||||
|
Informática-p.4
|
||||
|
Psicologia-p.3
|
||||
|
Biologia-p.2
|
||||
Física-Química
|
|||||
A
PSICOLOGIA
1. Figuras ou psicanálises;
2. Objetivos ou psico-sínteses;
3.
Produções ou economias:
·
Agropecuárias-extrativismos;
·
Indústrias;
·
Comércios;
·
Serviços;
·
Bancos;
4. Organizações ou sociologias;
5. Espaçotempos
ou geo-histórias.
O
PANORAMA DAS PIRÂMIDES
(do começo-alfa ao final-ômega) – copiado de As Criações do Mundo, no Livro 163. O esquema é antigo. Modificado
para acrescentar o arco escatológico.
X
|
DISCIPLINA
CIENTÍFICA
|
NATUREZA
|
CRIAÇÃO
|
Micropirâmide
|
Física
|
N.0
|
1. do campartícula fundamental: o
cê-bola ©
|
2. dos subcampartículas
|
|||
Química
|
3. dos átomos
|
||
4. das moléculas
|
|||
Biológica
|
N.1
|
5. dos replicadores
|
|
6. das células
|
|||
p.2
|
7. dos órgãos
|
||
8. dos corpomentes
|
|||
Mesopirâmide
(Reino das línguas)
|
Psicologia
|
N.2
|
8. dos indivíduos
|
9. das famílias
|
|||
p.3
|
10. dos grupos
|
||
11. das empresas
|
|||
Informática
|
N.3
|
12. das cidades-municípios
|
|
13. dos estados
|
|||
p.4
|
14. das nações
|
||
15.
dos mundos (em processo de globalização)
|
|||
Macropirâmide
|
Cosmologia
|
N.4
|
15.
dos planetas
|
16.
dos sistemas estelares
|
|||
p.5
|
17.
das constelações
|
||
18.
das galáxias
|
|||
Dialógica
|
N.5
|
19.
dos aglomerados
|
|
20.
dos superaglomerados
|
|||
p.6
|
21.
dos universos
|
||
(Do
Pluriverso: este último estágio os racionais não podem atingir)
|
Com a vantagem de dar todo o futuro em
linhas gerais. Seriam 21 classes de aprendizado, do primeiro ano físico-químico
até o último ano dialógico-p.6. Isso organiza todo o pensamento e toda emoção.
Aquilo que Morin está pedindo já está
feito há muitos anos.
Vitória, terça-feira, 25 de abril de
2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário