domingo, 28 de janeiro de 2018


O Programa de Ensinaprendizado e o Humano no Modelo

 

Na página 76 de seu livro A Cabeça Bem Feita, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2004 Edgar Morin diz:

“Para compreender o que insere o homem no mundo físico e vivo, e o que o diferencia dele, seria contada a aventura cósmica, tal como podemos discerni-la atualmente (com indicações do que é hipotético, do que é desconhecido, do que é misterioso): a formação das partículas, a aglomeração da matéria em protogaláxias; depois a formação das galáxias e estrelas, a formação dos átomos de carbono entre os céus anteriores ao nosso; depois, a constituição de macromoléculas na terra, provavelmente com o concurso de materiais vindos de meteoritos. O problema do nascimento da vida seria exposto (com seus enigmas apontados no capítulo 5, p. 57), seguido das ramificações de seus desenvolvimentos evolutivos’.
‘A partir da aventura da hominização (com indicação de todos os enigmas que ainda encerra), seria colocado o problema do surgimento do Homo sapiens, da cultura, da linguagem, do pensamento, o que permitiria introduzir a Psicologia e a Sociologia’.
‘As aulas de conexão bioantropológicas deverão ser dadas com a indicação de que o homem é, ao mesmo tempo, totalmente biológico e totalmente cultural, e que o cérebro estudado em Biologia e a mente estudada em Psicologia são duas faces de uma mesmo a realidade, destacando-se o fato de que o surgimento da mente supõe a linguagem e a cultura’.
‘Assim, desde a escola primária, dar-se-ia início a um percurso que ligaria a indagação sobre a condição humana à indagação sobre o mundo”.

Nisso vi o modelo, só que este é melhor.

O CONHECIMENTO DO MODELO

1. Magia-Arte
 
2. Teologia-Religião
 
0. Matemática
 
3. Filosofia-Ideologia
 
4. Ciência-Técnica

A PONTESCADA CIENTÍFICA

 
Dialógica-.6
 
Cosmologia-p.5
 
Informática-p.4
 
Psicologia-p.3
 
Biologia-p.2
Física-Química

A PSICOLOGIA

1.       Figuras ou psicanálises;

2.       Objetivos ou psico-sínteses;

3.       Produções ou economias:

·       Agropecuárias-extrativismos;

·       Indústrias;

·       Comércios;

·       Serviços;

·       Bancos;

4.      Organizações ou sociologias;

5.      Espaçotempos ou geo-histórias.

O PANORAMA DAS PIRÂMIDES (do começo-alfa ao final-ômega) – copiado de As Criações do Mundo, no Livro 163. O esquema é antigo. Modificado para acrescentar o arco escatológico.

X
DISCIPLINA
CIENTÍFICA
NATUREZA
CRIAÇÃO
Micropirâmide
Física
 
N.0
1. do campartícula fundamental: o cê-bola ©
2. dos subcampartículas
Química
3. dos átomos
4. das moléculas
Biológica
 
N.1
5. dos replicadores
6. das células
p.2
7. dos órgãos
8. dos corpomentes
Mesopirâmide
(Reino das línguas)
Psicologia
 
N.2
8. dos indivíduos
9. das famílias
p.3
10. dos grupos
11. das empresas
Informática
 
N.3
12. das cidades-municípios
13. dos estados
p.4
14. das nações
15. dos mundos (em processo de globalização)
Macropirâmide
Cosmologia
 
N.4
15. dos planetas
16. dos sistemas estelares
p.5
17. das constelações
18. das galáxias
Dialógica
 
N.5
19. dos aglomerados
20. dos superaglomerados
p.6
21. dos universos
(Do Pluriverso: este último estágio os racionais não podem atingir)

Com a vantagem de dar todo o futuro em linhas gerais. Seriam 21 classes de aprendizado, do primeiro ano físico-químico até o último ano dialógico-p.6. Isso organiza todo o pensamento e toda emoção.

Aquilo que Morin está pedindo já está feito há muitos anos.

Vitória, terça-feira, 25 de abril de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário