O Santos e os
Pecadores
Depois de tantos anos pensando,
finalmente ouso me pronunciar sobre a polêmica sobre precedência entre Santos
Dumont pelo Brasil e os irmãos Wright pelos Estados Unidos. Já escrevi outras
vezes a favor de Dumont, mas não terminantemente. De 1903 a 1914 vão 11 anos e
de 1906 a 1914 apenas 8 anos e foi o quanto bastou para os aviões de
experimentais estarem voando e carregando metralhadoras a grandes distâncias. É
espantoso.
Os Wright tiveram a vantagem de serem
práticos em oficina e de estarem numa economia dinâmica, futura líder do mundo,
então fabricando a todo vapor. Santos Dumont era o teórico, o intelectual
interessado na idéia numa Europa dissociada do crescimento violento dos EUA.
Quando a gente vê-lê a revista-álbum Ás Inimigo (Um Poema de Guerra), São
Paulo, Abril Jovem, 1995 (sobre desenho original de 1990), de George Pratt
repara que os aviões seguiram o desenho dos Wright e não de Santos Dumont, por
uma razão só, a Europa acompanhou a economia pulsante dos EUA, que era prática-direta
e não teórico-rebuscada como a do Brasil de então. O mercado foi atrás da
eficiência minimax, o máximo com o mínimo.
Os Wright, querendo registrar a
patente, mantiveram segredo, esconderam de todos; quando viram o grande anúncio
de Dumont montaram na carona sem qualquer prova. Como a repetição do vôo
fracassado deles mostrou, catapultaram o planador. Dumont voou mesmo, mas não
na prática-de-mercado.
Vitória, domingo, 07 de maio de 2006.
O
ÁS DO INIMIGO
(eles seguiram o que era eminentemente prático e não o teórico e estavam
certos; abandonaram Dumont porque embora ele pudesse ter sido mesmo o primeiro
propunha uma visão romântica do espaço)
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COLUNAS DO SANTOS E
DOS WRIGHT
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A polêmica
sobre o primeiro vôo
Alberto Santos Dumont - O Pai da Aviação
A polêmica
estabelecida com relação à prioridade do vôo do “mais pesado que o ar”,
envolvendo o brasileiro Alberto Santos-Dumont e os americanos Irmãos Wright
(Wilbur Wright e Orville Wright), deve ser apreciada com a atenção que
merece, tendo em vista a documentação da época e as pesquisas desenvolvidas
por diversos historiadores.
Cel-Av R/R Fernando HIPPÓLYTO da Costa
Natal (RN), 20 de maio de 2002
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Centenário Errado
David
Jordan relembra a trajetória do homem que os brasileiros reivindicam como o
verdadeiro pioneiro do vôo mecânico.
Matéria
publicada no History Today - Londres - (www.historytoday.com) Dezembro / 2003
Seção Front Line - Páginas 4 e 5 Enviado por Rodrigo Moura Visioni |
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Tentativa de repetir vôo histórico dos irmãos
Wright dá errado
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