sábado, 6 de janeiro de 2018


Norte e Sul

 

Como vimos neste Livro 155 em A Linha do Cara Dourado norte = MULHER, sul = FILHO. Vamos explorar melhor isso, para ver se aparece nitidamente algo de distintivo. Não deveríamos dizer Pólo Norte e Pólo Sul e sim apenas Norte e Sul, pois Pólo Norte = SUL NORTE e Pólo Sul = SUL SUL na Rede Cognata.

DISTINTIVO DE XERIFE

Norte
Sul
Mulher (ligada à mãe)
Filho (ligado ao pai)
Morte
Saúde
Noite
Sol (não dia)
Exército
Poder
Negro
Preto
Mundo
Parte

Isso está parecendo mais linha de mudança de data entre dia-e-noite, a divisória entre claro e escuro à medida que o Sol “vai andando” e há limite entre a escuridão da noite e a claridade do dia do lado iluminado.

Em todo caso parece como se o mundo estivesse também dividido 50/50 entre mulheres e filhos (e não entre mães e pais - ou homens - que estão nos núcleos oposto-complementares). Entrementes, diz o diagrama yin/yang que a cabeça-do-não (da Mãe) está dentro do corpo-do-sim e a cabeça-do-sim (do Pai) está dentro do corpo-do-não, isto é, que as atividades de umas e outros são dirigidas pelos contrários-complementares. Como diz o TAO, “o que é não parece e o que parece não é”.

Em todo caso a Rede Cognata mostra um mundo bem definido, tudo bem estabelecido e determinado. Como o universo ficará organizado se a língua se mostrar assim depurada eu não sei.

Vitória, terça-feira, 07 de fevereiro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário