sábado, 6 de janeiro de 2018


Hierarquia do Cordão

 

O povo brasileiro chamou de “cordão dos puxa-sacos” o conjunto dos aduladores, dos bajuladores, dos servis, dos subservientes.

Diz a Curva do Sino que 50 % vão tender a se comportar assim e é desse lado que saem os traidores, os dedos-duros, os alcagüetes; os arrivistas, pois os puxa-sacos não tendo competência própria acreditam em subir à custa de bajulação; os pouco inventivos, pois puxariam por conta de quê?

Dentro desses 50 % se estabelece a luta pela sobrevivência dos PS mais aptos: a luta por aptidão nas melhores e mais criativas formas de adular. Também ali se cria uma Curva de Gauss e há uma luta acirrada na servidão, na subserviência, na submissão extrema. Eles se tornam muito criativos em sua dependência de elogiar e serem elogiados. Luis Fernando Veríssimo criou o personagem Durex, o Adesista, enquanto o desenhista Laerte criou outro tipo, o Fagundes. Seria interessante publicar um livro com todas as tiras, desenhos animados, revistas em quadrinhos, filmes, estudos.

Essa gente é perigosa e os psicólogos devem identificá-la positivamente como favor aos outros (a menos que seja um psicólogo-PS, quando tentará encobrir como favor de categoria), no sentido de defender os não-aduladores.

Vitória, sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006.

 

DUREX, O ADESISTA

Durex
Este é um tipo bem comum na política brasileira: o adesista. Se há governo, Durex é a favor, por princípio, empregando qualquer meio para chegar aos fins que o país conhece bem.

FAGUNDES

Fagundes: O maior Puxassaco do mundo, ao seu inteiríssimo dispor.
Fagundes (Ele mesmo devotado aos sacos do mundo) Chefinho (O Fagundes precisava se fixar algum dia...)
 
Fagundes é um puxa-saco de mão cheia. Todos os momentos de sua existência são dedicados a enaltecer seu chefinho, para o desespero desse último, que para Fagundes será sempre o primeiro e único!

TEM ATÉ MÚSICA (já antiga, gravada antes de 1946)

O cordão dos puxa-sacos
Roberto Martins e Frazão

Lá vem
O cordão dos puxa-sacos
Dando viva aos seus maiorais

Quem está na frente é passado para trás
E o cordão dos puxa-sacos
Cada vez aumenta mais

Vossa Excelência
Vossa Eminência
Quanta referência nos cordões eleitorais! Mas se o "Doutor" cai do galho e vai pro chão
A turma logo evolui de opinião
E o cordão dos puxa-saco cada vez aumenta mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário