segunda-feira, 1 de janeiro de 2018


Mérito e Santidade

 

Pois, você sabe, a questão é saber se os protestantes estão certos em considerar que tudo vem determinado desde o início ou não, quer dizer, se há ou não livre-arbítrio, livre-querer, e se as obras interferem no “julgamento”, ou seja, na absorção por i (ELI, Ela/Ele, Natureza/Deus). Como já vimos o livre-querer é uma abertura do tamanho mesmo da pessoa, pois todo objetivo é saber como se comportam alguns. Metade será absorvida por Natureza e se dissolverá em átomos sem qualquer memória do passado; metade será absorvida por Deus.

O QUADRO DAS RESPOSTAS POSSÍVEIS (primeiro são duas, depois são quatro, mesmo) – segundo a Rede Cognata (as traduções são muitas)

MÉRITO = MODELO = MOLDE = ESTUDO = ESCOLA = EXERCÍCIO = ESTRUTURA = METADE
SANTIDADE = PRONTO = SURGIDO = ANJO = SABEDORIA = PODER = FAVOR = PREPARADO
50 %
50 %
Metade batalha muito, “sua a camisa” e consegue os favores de i, ocupando o lugar de 25 % que perderam o favor.
Metade dos que teriam santidade - que vem de berço e não necessita de obras - caem na gandaia e perdem o favor (cederão lugar).
Metade nada consegue, por não fazer os esforços corretos (como diz o povo “chuta o pau da cruz”, ofende a i, Deus, como chamam).
Metade preserva-se e continua santa apesar de todas as tentações. Estes não serão desviados do caminho da retidão.

Essa é a resposta total.

Metade é mérito, santidade a obter ou não; metade é santidade a perder ou não. Portanto, os protestantes estavam errados e certos ao mesmo tempo: errados porque o mérito existe e as obras influenciam; certos porque 25 % são santos por natureza e nada conseguirá evitar sua absorção em i. Foi a RC que permitiu encontrar a solução, após esses 500 anos de debates desde Lutero e outros (fora os antigos).

Vitória, domingo, 22 de janeiro de 2006.

 

No dicionário Aurélio Século XXI e na Internet logo a seguir.

MÉRITO

[Do lat. meritu.] S. m. 1. V. merecimento. 2. Jur. Questão ou questões fundamentais, de fato ou de direito, que constituem o principal objeto da lide.
Em Defesa da Fé
Página de Apologética Católica
Da Justificação
O Problema teológico dos protestantes e a negação da Redenção
Ver os debates com leitores protestantes e as perguntas de nossos leitores
Voltar ao índice geral sobre Apologética

SANTIDADE

[Do lat. sanctitate.] S. f. 1. Qualidade ou estado de santo. Vossa Santidade.  1. Tratamento dado ao Papa.
Perguntas de nossos Leitores
Recebido em 10/8/99 - Afinal, quais são as idéias da Frente Universitária Lepanto
"Eu gostaria de saber quais são suas idéias. O que vocês querem? Vocês são uma organização política ou religiosa (ou os dois)? Quais são suas propostas de soluções para os problemas do nosso país e do mundo? Vocês acreditam na democracia brasileira? Vocês são anarquistas? Vocês são sociais-democratas? (...)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário