terça-feira, 9 de janeiro de 2018


A Grande Tarefa dos Obreiros

 

Para começar veja Camadas do Planalto Brasileiro.

Quando a gente entra num apartamento de um prédio novíssimo ou numa casa pronta, não sabemos o trabalho que deu ao empreiteiro, ao mestre de obras, aos engenheiros, aos operários, aos despachantes, ao pessoal da prefeitura e assim por diante, a lista é grande – tudo está embutido no preço que alguns pagam à vista, na entrega, e outros com prazo longo, até de 30 anos.

Só quem trabalhou no soerguimento da obra é que sabe.

O mesmo se dá quando qualquer um chega a qualquer bioma de ecossistema, por exemplo, à América do Sul, onde encontramos tudo pronto, desde os primeiros habitantes, os que chegaram antes, até os europeus, até hoje - já encontramos tudo pronto. Não vimos se formando, não participamos, é projeto de colonização pela Vida (arquea, fungos, plantas, animais e primatas).

Vixe! Que coisa.

TIRADO DE ‘CAMADAS DO PLANALTO BRASILEIRO’

SUPEREVENTO.
#
DESENHOS (pegue seus lápis de cor e vá trabalhar).
A grande queda, a superflecha que começou tudo, o Planalto Brasileiro começou a caminhar para o sudoeste, a África para nordeste.
1
-273 milhões de anos.
Começou a aparecer a fissura Norte-Sul, a Dorsal Mesoatlântica. O rio São Francisco e o rio Doce foram criados, correndo para leste.
2
Era uma linha de água, literalmente um filete no começo.
Os rios do Oeste (digamos, o Páleo-Tocantins) já existiam há bilhões de anos, com suas fozes mutantes, as plataformas submarinas, os taludes de Oeste.
3
Desde quando havia um só oceano, mas nos interessa esta parte.
A elevação do Arco dos Andes.
4
Iniciada há 273 milhões de anos, prossegue.
Captura do Páleo-Pacífico como Grande Canal Salgado.
5
De quando a quando?
Fechamento do GCS, tornado Grande Lago Doce, início do LAS, Lobato da América do Sul.
6
Idem, depende dos dados de campo.
Formação dos milhões de lagos.
7
Estão soterrados.
Foram transformados em milhões de pântanos profundos...
8
Milhões a 10 mil anos.
...tornando-se depois pantanais (rasos) ...
9
...e finalmente terras contínuas, florestas luxuriosas...
10
...no final de tudo apareceram os dois grandes consórcios de rios da AS, Amazonas e Prata.
11

Durante todos esses 273 milhões de anos incontáveis seres viveram e morreram para nos oferecer, com suas vidas e suas mortes, nossa possibilidade inicial de sobrevivência, quando a Psicologia-p.3 estava nascendo, particularmente quando chegou a estas bandas da América do Sul, em especial ao Brasil.

Camadas e camadas, metros e metros, quilômetros até de colunas de restos de todos aqueles zilhões de espécimes constituintes da cama em que nos deitamos, o berço esplêndido. Nunca as conhecemos, mas elas são nossos antepassados biológicos-p.2 a quem, claro, não agradecemos, recebemos a dádiva com desprezo e até com escárnio, chacota, deboche. No entanto, esses obreiros trabalharam dezenas de milhões de anos em todas as faixas acima, em quase 18 milhões de quilômetros quadrados, operação portentosa da Vida e das forças em ação contínua, até chegarem à floresta luxuriante e aos consórcios de rios. Atrasado, dou graças a Natureza-i-Deus e às criaturinhas devotadas que, não obstante, não tiveram nem um minuto de atenção e devoção.

Vitória, terça-feira, 9 de janeiro de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário