terça-feira, 9 de janeiro de 2018


A Tigela de Vidro

 

Onde cai uma flecha (cometa ou meteorito) ela cria uma cratera, um bacião, como chamei, uma tigela com as bordas para cima, como está posto em vários subgrupos no DVD 3, Material Sensível.

E à volta?

O fogo consumidor não fica estacionado no lugar de queda, ele prossegue, queimando tudo que está à frente: ar, água e terra/solo, relocando as pilhas de fogo/energia, modificando a Vida (em -273 milhões de anos extinguiu 99 %, em -65 milhões 70 %). Faz vibrar o planeta e saltar os terrenos, muda os rios de lugar, consome lagos e forma outros, dispara terremotos e maremotos com seus tsunamis de ondas altíssimas, desloca aquíferos, provoca uma infinidade de vulcões, corrompe a superfície e as profundezas, fragmenta os cenários, muda tudo realmente no sentido mais completo.

Se no centro há a cratera para baixo, a partir de seus limites os materiais fracionados são atingidos por montantes avassaladores (como gostam de dizer os jornalistas, os pequenos historiadores) de energia cinética cedida, que rapidamente se transforma em todas as outras, inclusive provocando raios em tempestades indizíveis que duram milênios, conforme as potências cedidas. As areias e silicatos presentes são fundidos radialmente a grandes distâncias, mais densamente quanto mais próximo do zero da queda.

PROCURANDO FOGO PARA FORMAR A FAMÍLIA DO VIDRO

Silicato
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Em química, um silicato é um composto consistindo de silício e oxigênio (SixOy), um ou mais metais e possivelmente hidrogênio. É usado também em referência à sílica ou a um dos ácidos silícicos.
Os minerais compostos de silicatos são caracterizados pela forma tetraédrica de seus cristais. Por vezes, os tetraedros se juntam em cadeias, cadeias duplas, folhas ou em estruturas tridimensionais. Eles são subclassificados em grupos baseados no grau de polimerização do tetraedro, tal como nesossilicatos, ciclossilicatos, e assim por diante.
Em geologia e astronomia, o termo silicato é usado para denotar um tipo de rocha que consiste de silício e oxigênio (geralmente como SiO2 ou SiO4), um ou mais metais e possivelmente hidrogênio. Tais rochas variam de granito a gabro. A maioria da crosta da Terra é composta de rochas de silicato, assim como as crostas de outros planetas rochosos.
Em Mineralogia, os minerais do silicato são divididos de acordo com sua estrutura molecular nos seguintes grupos:

Nas bordas a tigela é formada emborcada, para baixo, porque o fogo corre a superfície, que vai dar no mar, na época o oceano único, o Páleo-Pacífico, junto ao continente único Brasil-África: queima tudo até chegar ao mar, onde ferve a água a temperaturas muito altas.

São duas tigelas: a do centro com fosso para baixo, a das bordas emborcada, com as beiradas voltadas para baixo até as praias antigas. Tudo plastifica, tudo derrete e se funde, tudo aglomera e vira uma superfície mais ou menos lisa que a Vida geral vai ter mais dificuldade em colonizar.

Vitória, terça-feira, 9 de janeiro de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário