terça-feira, 2 de agosto de 2016


Velhicidade

 

Velocidade-de-velho.

Quando os burgueses inventaram a mulher atual para lhe tirar e à família sobretrabalho (não que não houvesse resultado algum bem, pelo contrário), quando inventaram a juventude para insuflar-lhe superdesejos a serem satisfeitos com supertrabalho, quando inventaram tantos quereres novos, tinha de “sobrar” para alguém – sobrou para os velhos, mergulhados ao mesmo tempo no ostracismo e na rejeição social.

Alguns, muito nobres, trabalharam por eles, palmas.

Alguns, bem sacanas, trabalharam contra.

ABANDONO DA VELHICE

http://images.slideplayer.com.br/1/68232/slides/slide_1.jpg
Foi dito: honrarás pai e mãe.
http://www.cljornal.com.br/wp-content/uploads/2015/04/jp-nReala37f3e215c877579b7ba0cfa9f4b2c13.jpg
http://canelaehortela.com/wp-content/uploads/2012/11/capaindiferenamorrersol.png
http://1.bp.blogspot.com/-sNYbC1mQAPI/TVwAkmkQZ1I/AAAAAAAAHI0/dFOQ0GuzIRw/s400/ms03031210.png

Mesmo que as pessoas já tenham retornado à decência do apoio, é preciso que se lhes diga que a velocidade dos velhos é outra, corpo cheio de dor, mente cheia de temor, o corpomente não rende, desde sempre vimos aquilo dos velhos pais e velhas mães.

Em resumo, os ambientes devem ser preparados para o conjunto das idades, de crianças a velhos, diminuindo-se TODAS as velocidades nas proximidades das extremidades, além de criar inúmeras praças e parques e instituições de adequação.

 Não é por eles que você estará fazendo isso, é por você, se tiver a sorte de chegar à idade das dores.

Vitória, segunda-feira, 01 de agosto de 2016.

GAVA.

 

 

O MEU VELHO (alguns que se lembraram)

Meu Velho
José Piero, versão Nazareno de Brito
 
É um bom tipo, meu velho
Que anda só e carregando
Sua tristeza infinita
De tanto seguir andando
Eu o estudo desde longe
Porque somos diferentes
Ele cresceu com os tempos
Do respeito e dos mais crentes
Velho meu querido velho
Agora já caminha lento
Como perdoando o vento
Eu sou teu sangue meu velho
Teu silêncio e o teu tempo
Seus olhos são tão serenos
Sua figura é cansada
Pela idade foi vencido
Mas caminha sua estrada
Eu vivo os dias de hoje
Em ti o passado lembra
Só a dor e o sofrimento
Tem sua história sem tempo
Velho meu querido velho
Agora caminha lento
Como perdoando o vento
Eu sou teu sangue meu velho
Teu silêncio e o teu tempo
Velho meu querido velho
Eu sou teu sangue meu velho
Teu silêncio e o teu tempo
Velho meu querido velho
Roberto Carlos
 
Esses seus cabelos brancos, bonitos
Esse olhar cansado, profundo
Me dizendo coisas num grito
Me ensinando tanto do mundo
E esses passos lentos de agora
Caminhando sempre comigo
Já correram tanto na vida
Meu querido, meu velho, meu amigo
Sua vida cheia de histórias
E essas rugas marcadas pelo tempo
Lembranças de antigas vitórias
Ou lágrimas choradas ao vento
Sua voz macia me acalma
E me diz muito mais do que eu digo
Me calando fundo na alma
Meu querido, meu velho, meu amigo
Seu passado vive presente
Nas experiências contidas
Nesse coração consciente
Da beleza das coisas da vida
Seu sorriso franco me anima
Seu conselho certo me ensina
Beijo suas mãos e lhe digo
Meu querido, meu velho, meu amigo
Eu já lhe falei de tudo
Mas tudo isso é pouco
Diante do que sinto
Olhando seus cabelos tão bonitos
Beijo suas mãos e digo
Meu querido, meu velho, meu amigo
Olhando seus cabelos tão bonitos
Beijo suas mãos e digo
Meu querido, meu velho, meu amigo
Olhando seus cabelos tão bonitos
Beijo suas mãos e digo
Meu querido, meu velho, meu amigo
Pai
Fábio Junior
 
Pai
Pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo pra gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez

Pai
Pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz....

Pai
Pode crer
Eu tô bem eu vou indo
Tô tentando vivendo e pedindo
Com loucura pra você renascer...

Pai
Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Pra falar de amor pra você

Pai
Senta aqui que o jantar tá na mesa
Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensina esse jogo da vida
Onde a vida só paga pra ver

Pai
Me perdoa essa insegurança
É que eu não sou mais aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu

Pai
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
Pra pedir pra você ir lá em casa
E brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar

Pai
Você foi meu herói meu bandido
Hoje é mais muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário