terça-feira, 17 de janeiro de 2017


Jóia


 

                            Imagine numa corrente uma jóia pequena que é encontrada e posta no pescoço. É um computador avançadíssimo, um dicionárienciclopédico de outro mundo, que foi deixado por algum descuidado alienígena visitante (hoje ou antigamente, escolha).

                            É uma oportunidade para raciocínios crescentes, num filme piloto e numa série formidável, de desvendar outro mundo. Pessoas (indivíduos, famílias, grupos, empresas) e ambientes (municípios/cidades, estados, nações e mundos) alienígenas. Nisso poderão ser consultados todos do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia e Ciência/Técnica, e Matemática) geral, fazendo exercícios em todos os modos, em especial segundo a pontescada científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6), MUITO CONVINCENTES. Um grupo de tecnocientistas seria juntado ao grupo de roteiristas, dividido em dois subgrupos, um a favor e outro contra.

                            Agora, essa pessoa que achou (homem ou mulher, sorteio) vai se tornando cada vez mais sábia, um super-homem ou uma super-mulher, saltando à frente de todas as pessoas. O que fará com seus super-poderes? Com isso os roteiristas podem incursionar em toda a Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, geo-histórias ou espaçotempos), dando preciosas lições. A série se tornará uma sala de aula, até uma alternativa pedagógica, olhando a humanidade de fora.

                            Para suprir o desconhecimento inicial das sociedades alienígenas, ainda não modeladas, o socorro virá do desconhecimento das chaves de decifração do D/E, que é a Jóia. À medida em que essa decifração for ocorrendo, com os novos conhecimentos essa pessoa se tornará fonte de muitas patentes, colocando indústrias aos montes e chamando a atenção dos governempresas, que colocarão espiões, tornando sua vida bastante cheia de percalços, aflitiva até. O que haverá lá dentro? Com isso podemos ver o perigo que vem associado a uma civilização e ao crescimento do Conhecimento geral, que se faça sem resguardo socioeconômico.

                            Enfim, será um exercício formidável, muito belo, se feito por gente competente.

                            Vitória, terça-feira, 24 de dezembro de 2002.

Jogando Fora

 

                            Paul Kennedy diz em seu livro, Preparando para o Século XXI, Rio de Janeiro, Campus, 1993, à página 22: “Por exemplo, no continente mais pobre e também em crescimento mais rápido, a África, que conta hoje com cerca de 650 milhões de habitantes, prevê-se (como dissemos antes) que o total aumente em quase três vezes, para 1,58 bilhão, em 2025. Certos estados africanos devem ter, naquele ano, populações que sofreram aumentos enormes – a Nigéria poderia passar de 113 milhões para 301 milhões; o Quênia, de 25 para 77 milhões; a Tanzânia, de 27 para 84 milhões; o Zaire, de 36 para 99 milhões, sem aumentos de recursos correspondentes, na verdade com uma redução de recursos”, itálico no original.

                            Façamos uma comparação.

                            PAÍS                  ÁREA                                            POPULAÇÃO

                                                        (milhões de km2)                       (milhões de habitantes)

                            Brasil                 8,514                                             169,6 (2000)

                            Índia                  3,288                                             1.025,0 (2001)

                            A relação das áreas é B/I (A) = 2,59, enquanto o das populações é de (com estimativa da fonte de dados – Almanaque Abril - de crescimento demográfico de 1,6 % ao ano para o Brasil, 2001 com 172,3 milhões em nosso país) é I/B (P) = 5,95, de modo que o produto é 2,59 x 5,95 = 15,41, em termos de densidade demográfica. A do Brasil menos de 20 habitantes por km2, ao passo que a da índia ultrapassa 300. A população brasileira é mais violenta que a indiana? De modo algum, pelo contrário. As florestas de lá são mais destruídas que as daqui? De jeito nenhum, é o inverso.

                            Ainda me lembro (meus 7 anos foram em 1961) de quando, na década dos 1960, a Índia tinha 350 milhões de habitantes e a China não passava de 600 milhões, é questão de apurar esses dados de memória com datas. Hoje aquela tem TRÊS VEZES tanto quanto antes, ou quase, e a segunda tem duas vezes, ou mais, na realidade mais de 1,3 bilhão de pessoas. Que aconteceu? Os chineses estão passando fome, ainda tendo somado 700 milhões? É o inverso, antes passavam muito mais dificuldades que agora, quando encontraram o chamado Caminho de Duas Vias, combinação local de socialismo e capitalismo à moda chinesa. Na Índia passam fome, sim, porém menos que no Brasil, eu creio, embora não tenha uma avaliação comparativa. Os indianos tornaram-se respeitadíssimos em termos de engenharia de computação e de Física e outras disciplinas avançadas e sabe-se lá o que poderão fazer quando encontrarem seu modo de inserção.

                            São apenas dois exemplos, você poderia consegui-los às centenas, se vasculhasse a geo-história de povos e nações.

                            Só para terminar, um argumento muito mais pesado.

                            Imagine que somos agora umas 220 nações. Que cada uma faça sua própria avaliação se aceitaria ser jogada fora, como querem os malthusianos, os neomalthusianos descendentes deles, e todos os seus parentes fascistas e nazistas. Que se mirem as pessoas (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e ambientes (municípios/cidades, estados, nações e mundo) e pensem quem daria o primeiro passo para, desprezando suas chances de sobrevivência, por mais remotas que fossem, mergulhar no precipício e na terminação. Quem, de livre vontade, se jogaria no não-ser? Então, como é que dos países ditos avançados estão nos jogando fora? Que avanço é esse que desconsidera as oportunidades? Será que essa pessoa não aprendeu nada de geo-história?

                            Vitória, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002.

Indicações da Rede Cognata

 

                            Como já mostrei tantas vezes, a Rede Cognata (ver Livro 2, Grade e Rede Signalíticas) permite fazer muitas traduções, algumas das quais são muito curiosas.

1.       Ciência = CONTROLE = QUÍMICA = CANCRO = GOVERNADORIA = CENTRO = CRISTO = ATLÂNTIDA = CARRASCO = COMETA = CANTO = CENTO = ADEPTO = CASADO = CAPADO = ATESTADO, etc. Se a RC for verdadeira, desponta em primeiro lugar que de todos os modos do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) a única considerada controle mesmo é a Ciência. Aliás, considerada = CIÊNCIA.

2.      Idêntico = ABSOLUTO = CENTRO = AUGUSTO = GRANDE = GERENTE e as mesmas que acima. Na esfera só o centro é idêntico a si mesmo em dimensão e ângulo, ou seja, só ele é realmente simétrico, portando todas as simetrias.

3.      Luz = VISÃO = MULHER = MAL = MELHOR = MENOR = MAIOR = MIL = MAIS = MENOS = RUIM = MISSÃO = MAÇÃ, etc. Por quê a luz seria preferencialmente competência da mulher?

4.     Tapetes = TEXTOS = TESTES = TOPETES = TROMBAS = BOMBAS = BAMBUS = TANTOS = TEMPESTADES = TORMENTAS = TRANÇADO = ACOSSADO = TIRANTE e muitas outras traduções. Como ver em qualquer tapete um texto? Os desenhos nada nos dizem. E que falar de textos serem bombas? A RC proporciona muitas coisas estranhas, assim como algumas descobertas notáveis.

5.      Eternidade = CRISTO = ABSOLUTO = COMUNIDADE = CISTO = GOSTO = CORRUPTO = CORRUPTOR = CARRAPETA = COMPLETO = CAMADA = ATENTO, etc., como em 1 e 2. Jesus Cristo = DEUS ABSOLUTO.

6.     Mico preto = MODELO PIRÂMIDE = EXÉRCITO SANTO = MORTE SÚBITA = METEORITO SOLTO = ESTUDO PERFEITO = MUNDO PERFEITO = NOITE LONGA e tantas outras traduções que fiz. Mico preto vem da gíria, mas não sei mais o que significa, nem consegui encontrar em dicionários.

7.      Noite encantada = MODELO ENCONTRADO = MUITA PATENTE = MAGIA POTENTE = MISTÉRIO ENCANTADO, etc. Isso quer dizer que não apenas cada palavra deve ser vertida em seus cognatos como também todas as frases devem ser significativas e válidas. Assim príncipe encantado = PINTÃO POTENTE.

8.     Poder espiritual = PIRÂMIDE MODELO = SOLDADO MORTO = PUTO MISTÉRIO = ENERGIA MATÉRIA = SANTO ESPÍRITO = SEDA MACIA, etc. Qual a razão de um soldado morto significar poder espiritual?

9.     Sol radiante = PAI CRISTO = SOL ABSOLUTO = SOL CENTRAL = PI CANTADO, etc. A gente vê as imagens do chamado Sol Invencível, com os raios irradiando em todas as direções e sentidos como figura de Deus = JESUS (e outros), em especial representado num plano, que é mais fácil.

10.   Soma = SOM = UM = PRIMEIRO = SOL = SUMIR = SOMAR = SENSO = PI = UNIVERSO = PLURIVERSO. Nas lendas o soma mágico do Paraíso grego, era bebida, de tomar, não de ouvir. No Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, Eru Iluvatar, o Deus que se situa fora da Terra Média, canta a Canção (= COMPOSIÇÃO = CRIAÇÃO) de Iluvatar para criar = GERAR o universo = PI.

Enfim, há muitas traduções na RC. Algumas são imediatas, diretas, sem qualquer complicação. Outras são difíceis, outras parecem de pronto irrazoáveis. Muitas vezes me peguei compreendendo melhor o universo com a ajuda da RC. Coisas que eu não via passei a ver. Por exemplo, sim = HOMEM = PAI e não = MULHER = MÃE e fui ver que de fato (pelo menos no Brasil) os pais parecem sempre dizer sim, ao passo que as mulheres é que controlam e negam.

E assim podemos fazer centenas e milhares de traduções.

Negar = NUNCA = NEGRO = ESSÊNCIA = MODELO = MORTE = MUDAR = NADAR = MATAR.

Você pode fazer traduções em qualquer livro, revista, jornal, TV, rádio, música, discurso, em todas as tecnartes, em tudo mesmo. Na Bíblia, onde lemos “o anjo Gabriel tocará as trombetas” temos O AMADO GABRIEL JOGARÁ AS BOMBAS, e assim por diante. Justa ira = BESTA FERA (mas se F for S, não seria isso, não). A coisa não termina.

Fico cada vez mais espantado.

Vitória, sábado, 21 de dezembro de 2002.

Genética

 

                            Seria um filme, com base nas divagações correntes de que alienígenas interferiram no passado da Terra para modificar genes humanos. A pressuposição é de que há sempre um ente “superior” conduzido os destinos humanos. Talvez haja mesmo, mas não temos provas.

                            Aproveitando a deixa, alienígenas (veja os vários artigos sobre o Vaso de Warka nas posteridades) coerentes, com todo um modo de vida desenhado consistentemente, seriam vistos operando em várias fases da pré geo-história humana, dando saltos: 500 mil, 200 mil, 50 mil, 20 mil, 10 mil e há 5,5 mil anos na Suméria. Isso nos permitiria colocar a questão da Vida fora de nosso planeta, de um modo não-jocoso, com pessoas mesmo, pessoas concretas, com toda sua Psicologia, sua cultura, sua civilização, sua sociedade organizativa, sua economia produtiva, suas classes do labor (operários, intelectuais, financistas e militares, e burocratas) e o resto. Municípios/cidades, estados, nações e mundos alienígenas seriam mostrados, bem como indivíduos, famílias, grupos e empresas, do modo mais minucioso possível.

                            E assim as conseqüências da rearquiengenharia genética seriam discutidas, num momento crucial para os seres humanos. De passagem a interferência nos negócios de outras nações e tantos outros assuntos candentes. Pode-se construir toda uma série. Vendo os problemas “dos outros” as pessoas raciocinaram sobre si, profundamente, como já é feito através do processo pedagógico cinematográfico. Como “fomos feitos”, segundo diz a lenda bíblica, “à imagem e semelhança”, discutir os aliens seria o equivalente de discutir a gente mesmo.

                            Vitória, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002.

Fry e Schindler

 

                            Assisti o filme sobre Varian Fry, o americano que salvou, junto com assessores, dois mil artistas das garras do fascismo e do nazismo de 1939 a 1945 e só foi reconhecido muito depois, assim como Schindler, que salvou milhares de judeus, como foi retratado por Steve Spielberg em seu filme (que é muito doloroso e ainda não tive coragem de ver), A Lista de Schindler.

                            Devemos homenagear os corajosos, os destemidos, os que doam suas vidas pelos outros, porque é uma grande prova de amor.

                            Assim sendo, proponho a construção de um CENTRO MUNDIAL DA LIBERDADE, abrigando prédios, cada um com o nome de um salvador, num grande conjunto numa área arborizada, com qualquer belíssima arquiengenharia, tanto endereço real quanto virtual. Ali estarão os filmes, os documentários, os livros, os objetos, salas de estudos e de palestras, computadores para acesso, e serão tomados depoimentos, se os participantes ainda estiverem vivos. A memória salvadora da humanidade deve ser resgatada. A liberdade é fundamental.

                            Como qualquer país pode cair sob tirania, cópias devem estar localizadas em lugares a cargo de outras pessoas, desconhecendo uns a existência de outros, todos tendo os mesmos produtos. As nações devem financiar – tanto governos quanto empresas, numa atividade conjunta. Nada seria mais perfeito se descendentes dos oprimidos e dos opressores trabalhassem juntos pela causa da liberdade. As pessoas não devem esquecer que a liberdade ofende os tiranos e que quando estes voltarem a dominar os cenários procurarão destruir os faróis que clamam por ela, razão pela qual as cópias devem permanecer ocultas, para retomarem o trabalho quando surja a ocasião (uma se manifestará e as outras permanecerão ocultas, de cada vez).

                            Vitória, sexta-feira, 20 de dezembro de 2002.

Evasão Socioeconômica


 

                            Todos já ouvimos falar da evasão escolar, aquela da fuga das crianças da escola, que leva à repetência, com grande custo socioeconômico. Tanto aquele aluno não vai para frente quanto embola nas séries intermediárias, entupindo as salas de aula e atrapalhando os demais. Com a merenda escolar as crianças continuavam indo às escolas para comer. As mais velhas induziam as mais novas a vários vícios fora de sua faixa etária.

                            Há também a evasão de receita tributária, que tanto dano causa à coletividade, pois o povo paga e as elites não recolhem. Há a evasão dos lucros das multinacionais, direção e sentido de seus países sedes. Há a evasão, a saída de pedras preciosas e ouro, por contrabando, e várias outras que poderíamos listar. Tudo isso está na grande conta das evasões gerais S/E, que englobam também a saída de cérebros, de peças arqueológicas e paleontológicas, de quadros, de tantas coisas. Há a quebra de milhares e milhares de microempresas por ano, a perda de esperança.

                            E tudo isso é notícia de alienação.

                            No caso dos estudantes PORQUE os assuntos ensinados não dizem respeito às suas origens, aos seus meios e aos seus destinos. Que expectativas eles têm em relação às suas vidas atuais, ao seu passado, ao seu futuro? A questão não é propriamente a evasão em si, porém AS RAZÕES DA EVASÃO, que nunca são investigadas. Quais as RAZÕES PROFUNDAS da evasão escolar? É que o ensino é uma extração burguesa, das elites capitalistas sobre o povo, não é nada propriamente a favor deste. E assim por diante.

                            Ocorre que a intelectualidade orgânica com a Burguesia geral NÃO QUER NEM PODE investigar as causas das evasões. Isso faria ruir o Capitalismo geral. Porisso ela se prende apenas a fotografar o fenômeno, sem atualizá-lo racionalmente, isto é, sem buscar as causas dos efeitos.
                            Vitória, segunda-feira, 23 de dezembro de 2002.

Estilo Marcado

 

                            Essa técnica despertada em Matrix seria um estilo marcado, com 120 câmaras fotográficas tirando “n’ fotografias que são justapostas para congelar a imagem. Outros podem existir e toda uma pesquisa & desenvolvimento poderiam emergir neste ponto, para renovar o cinema.

                            Por exemplo, uma determinada cena poderia indicar expressamente a linha de tiro, ou destacar pessoas e objetos por excesso de sombras, por excesso de luz (como é feito em filmes de FC que falam de discos voadores e abdução), por contraste, por desenho a nanquim, ou pontual, ou supercoloração (como até se faz retirando as cores). Misturando filmagem real e desenhos, como na série Doti. Ou marcando com luz apenas as personagens. Ou fazendo-os pinturas ou mostrando os quadros se movimentando, como em Harry Potter. Na Rede Cognata estilo = MODELO = ESTUDO = MARCADO = ESCOLA = ESTÁTUA = MOLDE, etc.

                            Enfim, que estudos podem ser feitos para ressaltar nos cenários ou telas das salas de cinema esta ou aquela condição? As outras (até agoraqui contadas 22) 21 tecnartes poderiam ajudar, e muito, porque nelas se faz experiências e se raciocina. Em particular há numa secretaria da UFES, antiga Biblioteca, uma bunda que se projeta do quadro. Naturalmente os artistas fizeram milhares de experiências que podem ser utilizadas para melhorar a apresentação do Cinema geral. Isso é devido aos espectadores, ainda que o Cinema nos presenteie com tantas coisas boas. Podemos e devemos esperar mais.

                            Que os tecnartistas cinematográficos vasculhem e façam o deve de casa para nos dar mais estilos, mais marcas, mais projeções de qualidade nova.
                            Vitória, domingo, 22 de dezembro de 2002.